Unidades do Centro Dia retomam atendimento

Serviço também é conhecido como Creche do Idoso e Centro Socioterapêutico

4/11/2021

Os serviços do Centro Dia (Creche do Idoso) e Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência (antigo Centro Socioterapêutico) serão retomados na próxima segunda-feira (8). Na primeira etapa, o retorno será para atender apenas os usuários já cadastrados nos serviços e com esquema vacinal completo. Todos os protocolos de segurança em Saúde serão aplicados nas unidades. Mais de 150 pessoas estão cadastradas nos serviços.

A retomada das atividades será realizada de forma gradual, exclusivamente para quem já era usuário dos serviços que foram interrompidos por causa da situação de pandemia decretada em março de 2020. Com as recentes flexibilizações implantadas pelos Governos, foi possível programar o reinício das atividades.

Uso obrigatório de máscaras, intensificação de serviços de higiene e acompanhamento de possíveis casos de infecção serão acompanhados de perto pelos responsáveis das unidades.

Idosos – Serão atendidos aqueles que já tomaram a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Cada uma das seis unidades do Centro Dia para Idosos preparou um esquema para receber de volta seus frequentadores. Os ambientes foram higienizados e álcool gel disponibilizado para que todos os usuários possam se proteger. Higienizações periódicas ao longo do dia também serão realizadas para que não haja risco para os frequentadores.

O distanciamento social também será priorizado, em todas as atividades, incluindo refeições.
PCD – O Centro Dia PCD Antônio Tavares de Santana, no Bairro Vila Sonia, atendia cerca de 70 pessoas em dois períodos diários antes da pandemia. Serão atendidos aqueles que já tomaram a segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. Os funcionários entraram em contato com as famílias para avisar a respeito da retomada do atendimento.

Dois novos ônibus farão o transporte destes usuários a partir da próxima segunda-feira (8).
Medidas de higiene e prevenção também foram intensificadas na unidade que atende adultos portadores de diversos tipos de deficiências e, por consequência, necessidades específicas de auxílio.

Segundo o secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza, o momento é de comemoração pois a retomada destes serviços, além de modificar a rotina, tende a promover resultados positivos também no aspecto psicológico destas pessoas. “Rever companheiros, compartilhar histórias, retomar a rotina de convivência vai, com certeza, trazer de volta um sorriso no rosto e um profundo sentimento de alegria nas pessoas. Só temos a comemorar este momento que alcançamos”.

Serviços - O Centro Dia PCD Antônio Tavares de Santana oferece atividades, passeios e vivências para inclusão social de pessoas com os mais variados tipos de deficiência. A rotina diária inclui atividades com a equipe técnica composta por vários profissionais. O endereço é Rua João Andrade de Jesus, nº 60, Bairro Vila Sônia. Telefone 3496-5366.

O Centro Dia para Idosos (Creche do Idoso) é uma unidade voltada a pessoas com mais de 60 anos, e que seus familiares trabalhem e não tenham com quem deixá-los durante o período diurno. Os idosos recebem atenção das equipes que atuam na unidade e eles também participam de caminhadas, ginástica adaptada e jogos de baralho e dominó. A creche conta com espaços de descanso para homens, mulheres, além de espaço para refeições.