Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
27 de janeiro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Praia Grande é destaque no desenvolvimento econômico
Município tem grandes perspectivas de crescimento, o que atrai cada vez mais investidores e moradores
18/11/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Praia Grande se destaca no cenário nacional com ritmo acelerado no desenvolvimento econômico, fruto de investimentos da Administração Municipal em infraestrutura, mobilidade urbana, oferta de serviços públicos e ações de promoção à qualidade de vida. O Município tem grandes perspectivas de crescimento, o que atrai cada vez mais investidores e moradores.

Somente para os próximos anos, em empresas já anunciadas, a projeção é de mais de 20 mil empregos. De acordo com informações captadas do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), em 2021 foram registradas 156 vagas no primeiro semestre e 629 no segundo, um aumento de cerca de 300% entre os dois semestres. Os números comprovam que mesmo com a pandemia se estendendo este ano, a cidade registrou um crescimento notável. Isso sem contar que segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Município relatou um aumento de 20% nas vagas formais de trabalho.

Entre os mais recentes empreendimentos inaugurados estão o Mercado Atacadista Tenda, no bairro Aviação, que gerou cerca de 500 vagas de trabalho direta e indiretas e o MC Donald´s com dezenas de contratações. Novos empreendimentos já estão em construção ou anunciaram sua instalação, como o centro Comercial no bairro Aviação; novo Shopping, no bairro Mirim; Centro de Distribuição na Leroy Merlin, no Glória; hipermercado no bairro Caiçara; um hospital particular no bairro Guilhermina; além do Complexo Andaraguá, que juntos oferecerão cerca de 23 mil empregos diretos e indiretos.

Praia Grande é o 4º destino mais procurado por turistas do Brasil e 2º no Estado, recebendo cerca de 1 milhão de visitantes na alta temporada, além de aproximadamente 300 mil pessoas em finais de semanas e feriados. Seu crescimento populacional é de aproximadamente 6 mil novos moradores ao ano, segundo estimativa IBGE. Entre suas principais matrizes econômicas está o turismo, haja vista que cerca de 52% dos imóveis da Cidade são de veraneio, o que também gera emprego durante todo ano em diversos setores, como a área condominial.

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Assuntos Institucionais (SEAI), com base em dados do CAGED, durante a temporada de verão, de dezembro a fevereiro, Praia Grande tem um aumento de 30% na geração de empregos no comércio e serviços.

Outro fator importante decorrente da atração de visitantes e crescimento da atividade econômica é o aumento da arrecadação de ISS em aproximadamente 25% e de ICMS em cerca de 50% em relação à média de todo ano, de acordo com informações da Secretaria de Finanças (SEFIN). Com isso, a Prefeitura pode investir ainda mais em infraestrutura e oferta de serviços à população.

Neste processo de retomada econômica da Cidade, o comércio nos bairros também vem se destacando e ganhando força. Centros comerciais se multiplicam em todas as regiões. Destaque para os existentes nos bairros Boqueirão, Ocian, Samambaia, Caiçara, Vila Sônia, Canto do Forte, Quietude, Melvi, entre outros.

Restaurantes - Com a revitalização da orla e um novo projeto, os antigos quiosques subutilizados, com falta de manutenção e que, em sua maioria, permaneciam mais tempo fechados sem contratação efetiva de funcionários, deram espaço a 18 modernos restaurantes na orla da praia, pé na areia, em confortáveis acomodações que funcionam como referência turística. São cerca de 60 novos empregos por restaurante.

Retomada PG - Com o objetivo de garantir a organização e o sucesso das atividades de desenvolvimento econômico, a Administração praia-grandense prepara o Plano Retomada PG, um documento com diretrizes sobre o trabalho a ser realizado em todas as áreas públicas da Cidade.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias