Brasão de Praia Grande  

sexta-feira
28 de janeiro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Em consenso com Federações, PG define programação da Semana “Raízes, Fé e Axé”
Atividades terão exposição, palestras e apresentações musicais, de 8 a 11 de dezembro
26/11/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A Prefeitura de Praia Grande está preparando uma programação especial para a Semana “Raízes, Fé e Axé”, evento elaborado em consenso com as Federações participantes nos tradicionais Festejos de Iemanjá. Com a não realização do evento em seu formato tradicional, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) realizará diversas manifestações culturais de 8 a 11 de dezembro, de forma inédita no Município. Todas as atividades serão gratuitas à população e, em breve, será divulgada a programação completa.

Em parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Federações, Associações de religiões de matrizes africanas participantes dos Festejos, a programação terá uma exposição no Museu da Cidade, palestras, painéis e apresentações musicais, com objetivo de valorizar e difundir a cultura afro-brasileira, fortalecer os tradicionais Festejos de Iemanjá, promover o reconhecimento do valor cultural das religiões de matrizes africanas, além de combater a intolerância religiosa e promover a cultura de paz.

O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, explica que a não realização dos Festejos nos moldes tradicionais favoreceu a criação de um novo evento por diversos fatores. “Os Festejos de Iemanjá têm seus prazos legais iniciados normalmente em agosto com a publicação da portaria. Naquele momento não tínhamos qualquer segurança aos fiéis e simpatizantes para uma festa segura. A vacinação ainda não estava avançada em nosso país e a variante Delta tinha amplo crescimento. Fomos informados que as próprias Federações, Associações e terreiros participantes, em sua ampla maioria, estavam com suas atividades suspensas e alguns presidentes, inclusive, vieram a óbito por complicações relativas ao Covid-19. Sendo assim, fizemos reuniões com eles e preferimos cancelar a Festa”.

Presidente da Associação Paulista de Umbanda, Edson Izidro dos Anjos, o Pai Edson, conta que uma grande parcela dos participantes são idosos. “Temos uma grande preocupação com nossos praticantes em um evento que poderia gerar aglomerações e sem controle de acesso por estarmos na praia. Os nossos rituais exigem proximidade entre os participantes, o que não é adequado neste momento. Tivemos muitas perdas de ‘irmãos de fé’ desde o último ano e pensar na garantia de vidas é mais do que importante, é extremamente necessário”, afirmou.

Petiz espera que os Festejos retornem ao seu formato tradicional em 2022. “Os Festejos de Iemanjá têm grande importância e imenso respeito da Municipalidade pelo evento. É o único que está no calendário estadual e começaremos a elaborar a programação do ano que vem já a partir de março, com a participação das Federações para termos um evento incrível”, completou.

Fiscalizações - Já a partir de Dezembro, e durante toda a temporada de verão, além da Operação-Verão, as forças-tarefas com fiscalizações de cumprimento à Lei Orgânica e outras legislações vigentes serão intensificadas, entre elas a da entrada de veículos clandestinos de turismo, bem como a comprovação de hospedagem.

Em Praia Grande, para a solicitação de autorização para entrada e permanência de ônibus e micro-ônibus com finalidade da excursão ou evento é necessária autorização prévia da Administração Municipal. A entrada de veículos de fretamento turístico é permitida somente para os que possuem estadia comprovada em estabelecimentos hoteleiros, campings, colônias de férias e similares. Sendo de responsabilidade do estabelecimento o requerimento da autorização na Secretaria de Trânsito. Nestes casos, a autorização somente poderá ser solicitada pelo estabelecimento hoteleiro (as autorizações somente serão concedidas para pessoas jurídicas dotadas de estacionamento e nos demais casos o local para estacionamento deverá ser previamente autorizado pela Setran). O pedido de autorização pelo estabelecimento hoteleiro deve ser feito com no mínimo de três dias úteis de antecedência e no máximo dez dias úteis.

Os veículos como ônibus, microônibus e vans deverão ser fiscalizados em sistema interligado entre as Secretarias de Trânsito, Transporte e Central de Videomonitoramento do Cicoe (Centro Integrado de Controle e Operações Especiais), que por meio das câmeras de monitoramento e modernos softwares conseguem realizar identificação de placas de veículos. Além disso, será obrigatória a apresentação do comprovante da hospedagem, bem como deverá ser confrontado por meio de sistema a capacidade de hospedagem do estabelecimento.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias