O Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, foi palco para uma importante atividade para conscientizar os alunos sobre respeito às leis de trânsito. Na quarta-feira (19), estudantes das EM Profª Isabel Figueroa Bréfere (Bairro Aviação) e Albert Einstein (Samambaia) assistiram à peça teatral com essa abordagem. O espetáculo apresentado foi “O Guardião do Bem”.
A ação faz parte do programa Jornada Ecoviver que chega a 17ª edição, por meio de parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o grupo EcoRodovias. A conscientização dos alunos serve para disseminar as informações uma vez que as crianças comentem e, até mesmo, fiscalizem a postura dos pais e familiares. A apresentação do teatro contou com duas sessões, no período da manhã e da tarde, cada um com uma das escolas participantes.
O espetáculo traz a história de Zen, Poli e Dudu. Suas personalidades distintas se entrelaçam e, no decorrer da trama, descobrem o quanto a empatia e o cuidado com o próximo salvam vidas e aproximam as pessoas. A enredo traz temas como o bullying, medo, amizade e proteção à vida, seja a sua ou a dos outros, sempre reforçando a necessidade de tomar cuidado com o trânsito, seja como pedestre, de bicicleta ou com algum automóvel.
De acordo com a professora Caroline Novaes, que leciona na EM Isabel Figueroa, o enfoque da temática trabalhada na peça reforça o conteúdo aplicado na escola. “O projeto Ecoviver nos deu todo o suporte para trabalharmos o tema em sala de aula com os alunos. O projeto é enriquecedor e fez com que as crianças compreendessem ainda mais o objetivo da ação, que culminou com essa apresentação”.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, fez questão de prestigiar o espetáculo. Para a titular da pasta, trabalha de forma lúdica um assunto que exige cuidado por parte de todos. “Ser zeloso no trânsito significa respeitar a vida. Seja ao andar de bicicleta, atravessar a rua ou, para os adultos, dirigir cada uma precisa fazer a sua parte. E o Ecoviver permite essa conscientização às nossas crianças”.
Ecoviver – Desde 2006, a iniciativa atua em escolas públicas dos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul promovendo formação aos professores e acompanhamento pedagógico. O projeto visa ampliar a discussão sobre as questões ambientais da atualidade, estimulando a formação de um novo olhar sobre a escola e sua relação com questões socioambientais.
|