Brasão de Praia Grande  

domingo
5 de fevereiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: FELIPE FRANÇA
 
Mostra de Foguetes e na Olimpíada de Astronomia: 407 medalhas para os alunos de PG
Ao todo foram 260 de ouro, 18 de prata e 14 de bronze. Na OBA conquistaram mais 115
24/10/2022 | Daniel Elias, MTB: 59.233
  Compartilhar no Whatsapp
A cada ano, os alunos da rede municipal de ensino de Praia Grande se superam ao participarem da Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Em 2022, o destaque ficou por conta do desempenho dos estudantes na MOBFOG. Os jovens garantiram 292 medalhas no evento. Na OBA, foram mais 115 condecorações. Somando os dois eventos, o Município totalizou a incrível marca de 407 pódios.

Do total de medalhas conquistadas na MOBFOG, 260 foram de ouro, 18 de prata e 14 de bronze. O destaque ficou para os alunos da EM Sebastião Tavares de Oliveira, no Bairro Quietude, que das 260 medalhas de ouro garantiram 257. A comparação com os números apresentados ano passado deixa o resultado ainda mais expressivo. Em 2021, Praia Grande conseguiu apenas 3 pódios (1 ouro e 2 bronzes).

A MOBFOG é um dos eventos mais aguardados pelos estudantes. Trata-se do lançamento de uma réplica de foguete confeccionado pelos alunos utilizando garrafas pet e sucatas. A proposta está inserida nas aulas de ciências e conta com a supervisão do professor da disciplina. Com o prospecto pronto, o mesmo é acoplado na plataforma onde o estudante, com auxílio de um compressor de ar manual, bombeia ar para dentro da garrafa. Ao atingir nível de pressão certa puxa-se a trava e dispara o foguete.

Quando os processos são feitos de forma correta e o foguete conta com uma boa aerodinâmica, o mesmo pode chegar a até 200 metros de distância. “Este ano tivemos um maior engajamento no número de alunos participantes. O resultado está no desempenho positivo dos estudantes, principalmente, da EM Sebastião Tavares”, destacou a chefe da Seção de Ensino Fundamental Séries Iniciais e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Marcela Dias Pereira Costa.

Além do desempenho na Mostra Brasileira de Foguetes, os alunos das escolas municipais de Praia Grande também tiveram resultado significativo na Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os estudantes conquistaram 115 medalhas nesta competição educacional, sendo 48 de ouro, 34 de prata e 33 de bronze. Por pouco a Cidade não consegue o mesmo resultado de 2021, quando 134 jovens premiados.

O que é? – A Mostra Brasileira de Foguetes e a OBA são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas. Podem participar estudantes do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio, por isso ela tem quatro níveis de dificuldade (tanto nas provas, como no tipo de foguetes). Todos os alunos participantes da MOBFOG recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Além disso, há também a distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias