Praia Grande e Cubatão trocam experiências sobre Educação

Seduc promoveu formação para gestores da cidade vizinha sobre Avaliação Escolar

Por Daniel Elias | 31/10/2022

Ao longo dos últimos anos, o ensino oferecido nas escolas municipais de Praia Grande tem sido referência para cidades da Baixada Santista e até mesmo do Estado. Por conta disso, a troca de experiências entre dirigentes ocorre com objetivo de promover um desenvolvimento coletivo no aprendizado dos alunos. Na quinta-feira (27), a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, esteve em Cubatão e participou de um destes momentos de partilha.

A titular da pasta municipal de Praia Grande ficou responsável em fazer uma formação sobre o tema Avaliação Escolar com os participantes. O encontro ocorreu na Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva, em Cubatão. Estiveram presentes integrantes da Secretaria de Educação da cidade vizinha, bem como, mais de 30 diretores de escolas municipais cubatenses.

Em toda a formação, Cida Cubilia buscou mostrar na prática as diferentes formas existentes para poder avaliar o aluno. Para isso, a conversa com os educadores seguiu com base na realização de dinâmicas com o grupo. A cada atividade proposta a palestrante compartilhava com os gestores a necessidade de se ter um novo olhar quanto à forma de examinar os estudantes.

Para a representante praia-grandense, o aluno deve ser avaliado de forma constante e não apenas por meio de uma avaliação. “A educação acontece de diferentes métodos e a todo momento dentro da escola. Hoje em dia, com a facilidade das tecnologias nas mãos, os jovens não precisam ter o conhecimento decorado na ponta da língua. Na verdade, ele precisa é saber a forma correta de procurar a informação que precisa”, exemplificou.

A participação de Cida Cubilia na formação ocorreu por convite da secretária de Educação de Cubatão, Lidiane Goulart Fogaça. “Foi uma troca de experiências incrível. Nós estamos retomando a aplicação das avaliações externas. Por conta disso, precisávamos abordar com gestores sobre a importância de os gestores abraçarem a ideia e ter um olhar mais humano. E a experiência que a Cida tem desde a sala de aula veio corroborar com o nosso objetivo”, afirmou Lidiane Fogaça.