Seduc avalia ações de escolas em apresentações do Projeto Pedagógico

Unidades compartilharam iniciativas adotadas dentro do PPP ao longo de 2022

Por Daniel Elias | 8/11/2022

O ano se encaminha para o fim. Ao longo de 2022, as escolas municipais de Praia Grande desenvolveram diferentes ações com objetivo de promover a educação dos mais de 57 mil alunos matriculados na rede. Tudo o que foi proposto faz parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Para compartilhar as iniciativas desenvolvidas por cada unidade, a Secretaria de Educação (Seduc) organizou a apresentação dos PPP por parte das equipes gestores.

Os compartilhamentos ocorreram na última sexta-feira (4) e foram realizadas no Porto Aprendiz, no Bairro Boqueirão, e nas salas de capacitação do prédio administrativo da Seduc, no Mirim. As escolas foram divididas por grupos de cinco a sete em cada um dos seis pontos de apresentação. Os grupos foram subdivididos ainda nos períodos da manhã e da tarde.

Cada escola teve 15 minutos para apresentar as práticas adotadas ao longo de 2022. Por meio de diferentes ferramentas, as equipes compartilharam a parte descritiva que caracterizam cada unidade. Somado a isso, destacaram de forma sucinta os projetos realizados e as estratégias adotadas para promover o envolvimento e contribuição de todos na elaboração do PPP.

Para fechar aos ciclos de apresentações, os grupos participaram de um debate sob comando dos membros da Comissão Especial de Avaliação do Projeto Político Pedagógico das Escolas Municipais. “Na edição deste ano, fizemos uma mescla de escolas do Infantil e do Fundamental para fazerem parte do mesmo grupo. Para que todos conheçam as diferentes realidades existentes”, destacou a presidente da Comissão, Valkíria Medeiros.

“Desta forma, os gestores das escolas municipais podem refletir sobre as diversas possibilidades de atender as situações encontradas no ambiente escolar, além de ter a oportunidade de avaliar se o que foi planejado atendeu expectativas para o ano”, enfatizou Valkiria. “Percebemos que as apresentações foram bem produtivas. Acredito que por conta da pandemia eles vieram com novos olhares, vontade de fazer e desenvolver projetos que se encaixam na realidade das escolas”.