Seduc orienta escolas com apoio da Divisão de Prestação de Contas

Unidades de ensino se preparam para fechar o ano e projetar 2023

Por Daniel Elias | 11/11/2022

A proximidade do final de ano faz com que as escolas municipais comecem a realizar o fechamento de diferentes questões e se preparar para 2023. Encerrar esse ciclo com as contas zeradas está também entre as ações das equipes técnicas para este ano. Para auxiliar neste processo, a Secretaria de Educação (Seduc) dá o respaldo necessário por meio da Divisão de Prestação de Contas.

Recentemente, o setor reuniu as equipes gestoras das unidades para passar orientações sobre o fechamento de 2022 e os preparativos para o ano seguinte. O encontro foi comandado pela diretora da Divisão de Prestação de Contas, Eveline Ferreira, e pela chefe da Seção de Prestação de Contas, Renilde Silva Malta Calazans. A reunião aconteceu no Auditório Jornalista Roberto Marinho.

Até o final do ano as escolas têm de zerar os recursos referentes ao Termo de Colaboração de 2022. As unidades que executaram os investimentos previstos conforme projeto elaborado e ainda contam com saldo excedente ou remanescente de rendimento devem devolver este valor para a Prefeitura. Elas precisam encerrar o ano com as contas zeradas para que seja registrado na ata de aprovação da prestação de contas do 4º trimestre.

Feito isso, as unidades começam a projetar o próximo ano. O primeiro passo será a elaboração do Plano de Trabalho. Nele, as equipes gestoras traçarão metas a serem executadas em curto prazo de tempo, objetivando assim pontuar onde os recursos estarão investidos. O preenchimento correto e de forma precisa se torna fundamental para o primeiro repasse do Termo de Colaboração de 2023.

De acordo com a diretora da Divisão de Prestação de Contas, este trabalho em conjunto com o setor mais próximo das unidades já conta com resultados positivos. “A gente percebe que a cada vez que as unidades precisam realizar esse processo as dúvidas diminuem. Junto a isso, o número de escolas que executam as ações de forma correta sem a necessidade de ajustes tem aumentado a cada etapa”, afirmou Eveline.