Página a Página: Mostra premia professores por atuação nas escolas

Primeira edição destacou ações diferenciadas em evento realizado no PDA

Por Daniel Elias | 16/11/2022

Ao longo do ano, a Secretaria de Educação (Seduc) apostou no fomento da leitura como prática pedagógica para fortalecer o aprendizado. Diferentes iniciativas foram desenvolvidas pelos professores nas escolas municipais, com auxílio dos livros distribuídos dentro de uma maleta. Tais ações se tornaram destaques e receberam a evidência merecida na I Mostra do Página a Página, realizada no Palácio das Artes (PDA), que premiou os melhores trabalhos.

A solenidade que marcou o fechamento deste momento aconteceu na sexta-feira (11), no Teatro Municipal Serafim Gonzalez, no PDA. O evento contou com a apresentação dos vencedores dos cinco segmentos participantes (Infantil, Fundamental Anos Finais e Iniciais, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos – EJA). Os autores dos livros “Minha Vida com Boris” e “A África que Você Fala”, respectivamente, Thays Martinez e Cláudio Fragata, também estiveram presentes.

Ao todo, 93 trabalhos realizados pelos professores das escolas municipais foram inscritos para participar deste momento. Todas as iniciativas passaram por análise da comissão que ficou responsável em definir os destaques por categoria. Para fechar todo o processo, um a um dos vencedores compartilharam com os presentes no PDA as ações executadas com os alunos, os resultados alcançados e o livro utilizado como referência.

Vencedora na categoria Educação Infantil, a professora Rosane Macedo Gonçalves, da EM Ophélia Caccetari Reis, situada no Bairro Anhanguera, abriu a sequência de apresentações. A educadora viveu um momento especial por poder compartilhar o trabalho realizado na presença do autor do livro “O Tupi que Você Fala”. Assim como fez com a cultura africana, Fragata também escreveu a obra literária com base nos povos indígenas.

“Uma honra muito grande em poder representar os docentes da Educação Infantil com o trabalho que realizamos. Ainda mais na presença do autor do livro que serviu de inspiração e nos trouxe até aqui”, destacou Rosane Macedo. “Por meio da leitura, os alunos puderam conhecer uma outra cultura. Isso é o mais incrível no ato de ler. A possibilidade de ir para outro universo e aprender sobre algo novo. E foi isso que o Página a Página proporcionou às crianças”.

Nos ares – Enquanto a cultura indígena serviu de pano de fundo para o trabalho de Rosane Macedo, os contos intraestelares do livro “O Homem Ilustrado” foram a base do projeto desenvolvido pelo professor Leonaldo Batista dos Santos. O educador realizou o projeto 3051 – Uma Odisseia pelo Espaço, com alunos dos 8º anos da EM Profª Elza Oliveira de Carvalho. Ele foi o grande vencedor da categoria Ensino Fundamental – Anos Finais.

Santos selecionou o livro a ser trabalhado com auxílio dos alunos. Das obras literárias distribuídas nas maletas, os jovens escolheram os contos de autoria do escritor norte-americano Ray Bradbury. A partir daí o professor colocou em prática o projeto com a elaboração de um jogo de tabuleiro, onde os estudantes fizeram toda a criação das regras com base na história retratada em um dos textos.

Para elaborar toda a prática pedagógica, o docente contou com a participação de educadores de outras disciplinas, como Inglês e Artes, que auxiliaram no processo. “Trata-se de um trabalho coletivo. Na escola, não fazemos qualquer coisa sozinho. Precisamos do apoio dos colegas, da equipe gestora, dos alunos, para que as coisas aconteçam. E esse projeto aconteceu dessa forma, com o envolvimento de todos”, enfatizou o professor de Língua Portuguesa.

Conquista – Além da apresentação dos projetos vencedores, a I Mostra do Página a Pagina teve mais momentos especiais. Entre um compartilhamento e outro de boas práticas, os espectadores assistiram às performances realizadas por alunos das escolas municipais de cada segmento de ensino. Em uma delas, os estudantes da EM Sonia Marise Domingues fizeram exibição de dança com base nos livros que destacam personagens negros da história mundial, como Nelson Mandela, entre outros.

Para encerrar a noite em grande estilo, foram convidados a subirem ao palco todos os professores que ficaram entre os mais votados por categoria de ensino. Os educadores receberam premiação das mãos da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, e de integrantes da equipe técnica da Seduc. “Hoje vivemos a concretização de um sonho que teve início em 2021. Quando a equipe começou a idealizar essa proposta que culmina nessa noite”, afirmou a titular da pasta municipal.

“O que vimos neste palco retrata uma parte do todo que foi realizado com os alunos nas escolas municipais. Precisamos reconhecer o empenho e dedicação dos educadores que fizeram a diferença na sala de aula”, enfatizou Cida Cubilia. “O Página a Página veio para ajudar no resgate da defasagem no aprendizado causado pela pandemia. O que vimos foi que, com atuação direta dos nossos professores, o programa já fez muito mais. E isso será só começo”.

Resultado final – Confira abaixo a lista de professores premiados por categoria.

Premiada

Regiane Tavares da Silva – EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos

Complementação Educacional

Vanessa Rêgo – EM João Gonçalves