Os alunos das turmas do Infantil I e II da EM Manoel Nascimento Junior, situada no Bairro Boqueirão, viveram um momento especial. Na última sexta-feira (18), os estudantes participaram da noite de autógrafos que marcou o lançamento dos livros produzidos com apoio dos professores. O evento ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e contou com a presença dos familiares.
A produção dos livros faz parte da iniciativa Painel Vivo, desenvolvido todos os anos pela unidade de ensino. A proposta está inserida entre as ações previstas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da EM Manoel Nascimento. Desta vez, os estudantes fizeram a confecção de três obras literárias, entre elas, “A História dos Animais” e “O Gatinho Destemido”.
Em primeiro momento, as estudantes trabalharam a criação das histórias. O processo teve participação direta dos professores que ficaram responsáveis em tornar os textos coerentes, mas sem perder a essência da mensagem que as crianças queriam transmitir. Cumprida essa etapa, os alunos passaram a fase da confecção dos desenhos para ilustrar as obras literárias.
De acordo com a assistente técnico pedagógico (ATP) da unidade, Juliane Ponsoni dos Santos Gonçalves, os pais também participaram da elaboração das obras literárias. “Cada livro tem uma parte que reservamos para a biografia dos autores. Os responsáveis ficaram incumbidos de passar as informações que seriam colocadas e enviar a foto dos filhos. Ou seja, foi um projeto que envolveu toda a comunidade escolar”.
A diretora da Coordenadoria de Educação Infantil, Marcia Lizar, a produção dos livros reforça o trabalho da Secretaria de Educação (Seduc) em dar o start a alfabetização das crianças já na Educação Infantil. “Fiquei muito feliz quando a escola trouxe essa proposta pedagógica. Esse evento marca a realização de um sonho não apenas da EM Manoel Nascimento, mas, sim, da Seduc. Por acreditar que as nossas crianças são capazes”.
|