PG participa de Congresso de Acessibilidade e Inclusão na Educação

Evento ocorreu nesta quarta (23), no Instituto Federal de São Paulo/Campus Cubatão

Por Daniel Elias | 24/11/2022

A inclusão em Praia Grande não acontece apenas de fora para dentro. Com a chegada do professor de educação física Gilberto Moyano, que tem deficiência visual, a Secretaria de Educação (Seduc) demonstra na prática que o acesso se torna comum a todos. Desta forma, a pasta municipal marcou a participação no Congresso de Acessibilidade e Inclusão na Educação (CAIE) 2022, realizado nesta quarta-feira (23), pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Cubatão.

A edição deste ano teve início nesta quarta e segue até sexta-feira (25). Durante os três dias, o congresso trabalha como tema central “Desigualdade na Educação – Uma Discussão Necessária”. A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande participou do debate “Enfrentamento da Desigualdade na Educação – Presente e Futuro”, que contou com representantes de sete das nove cidades que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista.

Praia Grande foi representada pela secretária de Educação, a professora Cida Cubilia. A titular da pasta municipal apresentou como as questões de inclusão e acessibilidade são administradas no Município. Para dar conta das demandas e necessidades, a Seduc conta com a Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva que atua para garantir o acesso aos alunos público-alvo.

A responsável pela Educação em Praia Grande destacou a importância de momentos como o Congresso de Acessibilidade e Inclusão na Educação. “O número de alunos público-alvo da Educação Especial aumentou consideravelmente nesta retomada das aulas presenciais. Por isso, esse evento tem papel de relevância fundamental, ainda mais ao reunir os representantes das cidades que compõem a região da Baixada Santista para debater essa questão”, enfatizou.

Durante a participação praia-grandense, Cida Cubilia destacou os atendimentos realizados nas escolas municipais. Atualmente, a Seduc conta com mais de 2 mil alunos com laudos inseridos em unidades do ensino regular. Para auxiliar no acolhimento desta demanda, a rede conta com 26 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para 2023, a Secretaria de Educação estuda a ampliação do serviço com a implantação de mais sete equipamentos de AEE.

Entretanto, para a pasta municipal praia-grandense, a inclusão e acessibilidade não se restringe apenas ao atendimento de alunos público-alvo da Educação Especial. A secretária compartilhou com os presentes outras ações adotadas para garantir o acesso ao ensino nesta retomada às aulas presenciais após o período mais crítico da pandemia. O lançamento do programa Página a Página, a implantação do Plano Trienal de Recuperação da Aprendizagem e atuações voltadas para saúde socioemocional foram alguns dos exemplos.

Para fechar a participação, Cida Cubilia trouxe o depoimento do professor de educação física Gilberto Moyano. Deficiente visual, o docente dá aulas para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental na EM Thereza Magri, situada no Bairro Antártica. “Quando ele chegou na rede foi uma surpresa. Temos o privilégio de acompanhar o trabalho de um profissional que busca fazer a diferença e supera as adversidades a cada dia. Buscamos, de alguma forma, mostrar aos alunos o respeito às diferenças de forma prática”.