Brasão de Praia Grande  

domingo
5 de fevereiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Escolas de Complementação Educacional compartilham boas práticas
I Mostra de Práticas Pedagógicas ocorreu na quinta- (24), no Auditório Roberto Marinho
25/11/2022 | Daniel Elias, MTB: 59.233
  Compartilhar no Whatsapp
Valorizar o trabalho desenvolvido com os alunos no contraturno escolar. Com este objetivo, a Secretaria de Educação (Seduc) realizou a I Mostra de Práticas Pedagógicas da Complementação Escolar. O evento ocorreu nesta quinta-feira (24), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, situado no Bairro Mirim, e reuniu iniciativas promovidas pelos professores e que se destacaram em cada uma das dez unidades.

O momento foi organizado pela Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, responsável pelo acompanhamento da rotina das dez unidades. Cada escola selecionou um projeto desenvolvido ao longo do ano para compartilhar com os presentes. Ao longo do evento, uma a uma foi convidada a apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas e os resultados alcançados.

Um dos projetos compartilhados foi o coral formado por alunos da EM Carlos Eduardo Conte de Castro, situada no Bairro Tupiry. Para demonstrar a importância do trabalho realizado, comandado pelas professoras Enaura Boaventura de Oliveira e Regina Célia Caiffa La Farina, os estudantes fizeram uma apresentação aos presentes. Por meio da música, as educadoras despertaram o protagonismo das crianças, além de desenvolver ações relativas aos valores e comportamentos.

As aulas da Complementação Educacional são baseadas em quatro pilares, sendo um deles o da Educação Financeira. Com base nesta temática, a EM Sonia Marise Domingues, localizada no Bairro Vila Sônia, desenvolveu o projeto “T$empo”. Por meio da iniciativa, a unidade de ensino buscou ensinar os alunos sobre como administrar o dinheiro. A escola selecionou essa ação para compartilhar com os participantes da I Mostra de Práticas Pedagógicas da Complementação Escolar.

Os professores Carla Pereira de Mello Barbosa, Roberto Carlos da Costa Bellini, Rosemeire Ghignatti e Valquiria Duarte da Silva ficaram responsáveis por apresentar a iniciativa. O projeto consiste na criação de uma moeda própria, nomeada, T$empo. Os educadores confeccionaram cédulas e, mensalmente, os alunos recebem o seu “salário” com direito a holerite. O pagamento acontece de acordo com comportamento e participação das atividades propostas dentro e fora da escola.

A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, fez questão de acompanhar todas as apresentações compartilhadas. Segundo ela, as ações desenvolvidas nas unidades de Complementação Educacional reforçam o trabalho das escolas de ensino regular. “O que vimos aqui é a demonstração efetiva dessa ação. Foram apresentados projetos que mostram a capacidade dos professores que nelas atuam e que oferecem suporte no aprendizado das crianças”, destacou.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias