A EM Mahatma Gandhi, situada no Bairro Melvi, foi a grande vencedora da terceira edição da Gincana Verde das Escolas Municipais. A unidade de ensino foi a que apresentou maior índice de economia de água durante a competição educacional. A premiação para a escola foi entregue nesta sexta-feira (25), em evento realizado no Departamento de Educação Ambiental (DEA).
Com base no consumo de água durante os meses que ocorreu a competição, a EM Mahatma Gandhi foi a unidade de ensino que mais economizou ao apresentar redução de 54% na quantidade utilizada. O evento também marcou a premiação dos alunos que se destacaram. Na categoria Educação Infantil, o primeiro lugar foi o aluno Paulo Roberto de Almeida Ramanzini, da EM José Crego Painceira, localizada no Bairro Caiçara.
Na categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o destaque ficou por conta do aluno Enzo Tross Batista Pegete, da EM Vereador Valter Salerno, no Bairro Ocian, que garantiu a primeira colocação. “Fique bem contente de poder participar e surpreso por ganhar. Tive o apoio dos meus pais que entenderam a ideia da Gincana e ajudaram a reduzir o consumo de água”, contou.
Já na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental, o primeiro lugar na competição ficou por conta do Lucas Bueno da Silva, da EM Domingos Soares de Oliveira, no Bairro Ribeirópolis. A premiação foi entregue aos estudantes e escola destaque pela secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, pela diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz, e demais autoridades presentes na solenidade.
A cada ano, a Gincana Verde das Escolas Municipais trabalha com base em uma questão educacional em prol da preservação do meio ambiente. Em 2022, a competição teve como temática central o lema “Toda Gota Conta” com o objetivo de conscientizar a todos sobre o uso racional da água. “Precisamos todos fazer a nossa parte. Já se preparem, pois, o ano que vem teremos uma nova edição e focaremos em novo tema a fim de continuar esse processo de formação de cidadãos mais conscientes”, destacou Eliane Queiroz.
Para a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, ações como a Gincana Verde das Escolas Municipais educam os alunos pela prática. “Eles se tornam protagonistas. No caso dessa edição, por exemplo, eles tiveram de reduzir o uso de água. Ou seja, além de realizarem a parte deles ainda propagaram a informação e conscientizaram os pais e familiares em casa, assim como, os colegas da escola. No final, todos ganham e a natureza agradece”, parabenizou.
|