Ao longo do ano, a Secretaria de Educação (Seduc) desenvolveu ações com objetivo de fortalecer as questões socioemocionais apresentadas pelos alunos. Esses momentos são promovidos pelos pedagogos comunitários que percorreram as escolas e conversaram com os estudantes. Na sexta-feira (25), foi a vez da EM Roberto Mário Santini, situada no Bairro Guilhermina, receber a Mobilização de Círculo de Convivência e Cultura da Paz.
Uma vez na escola, os pedagogos comunitários colocaram em prática os Círculos Restaurativos. Participara das rodas de conversas alunos dos 8º anos da unidade de ensino. O momento tem como objetivo propor aos jovens dinâmicas reflexivas sobre a importância de ter um olhar acolhedor e empático pelas questões vividas pelos colegas. Os encontros permitem também análise pessoal para a resolução dos próprios conflitos.
Para oferecer esse momento, os pedagogos comunitários colocaram em prática a organização do diálogo que permite que os participantes por meio da fala. Cada ação, tem como objetivo principal a reflexão por parte dos alunos sobre a postura deles dentro do ambiente escolar. Fechando o encontro, os estudantes confeccionaram de forma coletiva um cartaz colocando palavras que representam um bom convívio.
De acordo com a diretora da Coordenadoria de Ação Comunitária, Valkiria Medeiros, por meio dos círculos os alunos têm espaço para o diálogo e expõem questões que na rotina escolar não seria possível. “Como resultado, vemos uma mudança no comportamento dos estudantes não só na escola, mas, também em casa e na comunidade. Isso demonstra que eles absorvem essa experiência de cultura da paz e começa, aos poucos, colocar em prática em pequenas ações”.
|