Por meio da Gincana Verde das Escolas Municipais, a Secretaria de Educação (Seduc) busca conscientizar os estudantes sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Dentro desta proposta, o Departamento de Educação Ambiental (DEA) levou os alunos vencedores da competição para conhecer a ecoação de compostagem Telhado Verde, no Shopping Eldorado, em São Paulo. A visita ao local ocorreu nesta quarta-feira (30).
Participaram do momento, estudantes vencedores por categoria e professores que desenvolveram as propostas pedagógicas com eles durante a gincana. Integrantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) também acompanharam a visita dos alunos ao Telhado Verde. Além de verem como funciona o projeto de ecoação, o grupo também conheceu o Museu das Ilusões, também situado no Shopping Eldorado.
Os alunos conheceram de perto todo o conceito do Telhado Verde. Criado em 2012, pela administração do shopping, o projeto de compostagem tem a finalidade de dar destino correto para cerca de 164 toneladas de resíduos orgânicos gerados mensalmente nas praças de alimentação. Desta forma, o estabelecimento transforma as sobras em composto orgânico, reaproveitando mais de 30% dos resíduos produzidos.
Com a ecoação, o shopping reduziu de forma significante a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário. O projeto evita ainda a emissão de carbono na atmosfera gerada no transporte do material para os aterros e também o envio de metano produzido pela decomposição dos resíduos. O composto orgânico gerado tem uma destinação bem interessante no próprio estabelecimento comercial.
A substância produzida pela compostagem de resíduos é aproveitada no cultivo de legumes, verduras e hortaliças plantadas em uma área de 6,8 mil m² no telhado do shopping. Com o plantio, o estabelecimento conquista resultado positivo. A horta ameniza a temperatura interna do edifício, reduzindo assim o consumo de energia e evitando desperdício de água utilizada pelos equipamentos de refrigeração de ar.
De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz, a visita ao Telhado Verde permitiu que os alunos vissem de forma prática o que foi trabalhado durante a gincana em sala de aula. “Como, por exemplo, a reutilização de água da chuva e de ar-condicionados. Outro ponto, a hidropônia vertical que reaproveitam por meio da captação pluvial. Ou seja, cada gota conta! Cada gesto também conta! E as crianças presenciaram isso”.
Mais – Além de conhecer o Telhado Verde, os alunos tiveram a oportunidade de viver uma experiência diferente. Os estudantes visitaram o Museu das Ilusões, local inspirados nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, sendo o primeiro do gênero na América Latina. Além de entreter o público com momentos fora da realidade, de forma lúdica, interativa e divertida, o local traz conhecimentos sobre miragens visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.
|