Brasão de Praia Grande  

terça-feira
31 de janeiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: FELIPE FRANÇA
 
Vencedores da Gincana Verde conhecem ecoação de compostagem
Alunos visitaram projeto Telhado Verde, no Shopping Eldorado, em São Paulo
2/12/2022 | Daniel Elias, MTB: 59.233
  Compartilhar no Whatsapp
Por meio da Gincana Verde das Escolas Municipais, a Secretaria de Educação (Seduc) busca conscientizar os estudantes sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Dentro desta proposta, o Departamento de Educação Ambiental (DEA) levou os alunos vencedores da competição para conhecer a ecoação de compostagem Telhado Verde, no Shopping Eldorado, em São Paulo. A visita ao local ocorreu nesta quarta-feira (30).

Participaram do momento, estudantes vencedores por categoria e professores que desenvolveram as propostas pedagógicas com eles durante a gincana. Integrantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) também acompanharam a visita dos alunos ao Telhado Verde. Além de verem como funciona o projeto de ecoação, o grupo também conheceu o Museu das Ilusões, também situado no Shopping Eldorado.

Os alunos conheceram de perto todo o conceito do Telhado Verde. Criado em 2012, pela administração do shopping, o projeto de compostagem tem a finalidade de dar destino correto para cerca de 164 toneladas de resíduos orgânicos gerados mensalmente nas praças de alimentação. Desta forma, o estabelecimento transforma as sobras em composto orgânico, reaproveitando mais de 30% dos resíduos produzidos.

Com a ecoação, o shopping reduziu de forma significante a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário. O projeto evita ainda a emissão de carbono na atmosfera gerada no transporte do material para os aterros e também o envio de metano produzido pela decomposição dos resíduos. O composto orgânico gerado tem uma destinação bem interessante no próprio estabelecimento comercial.

A substância produzida pela compostagem de resíduos é aproveitada no cultivo de legumes, verduras e hortaliças plantadas em uma área de 6,8 mil m² no telhado do shopping. Com o plantio, o estabelecimento conquista resultado positivo. A horta ameniza a temperatura interna do edifício, reduzindo assim o consumo de energia e evitando desperdício de água utilizada pelos equipamentos de refrigeração de ar.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz, a visita ao Telhado Verde permitiu que os alunos vissem de forma prática o que foi trabalhado durante a gincana em sala de aula. “Como, por exemplo, a reutilização de água da chuva e de ar-condicionados. Outro ponto, a hidropônia vertical que reaproveitam por meio da captação pluvial. Ou seja, cada gota conta! Cada gesto também conta! E as crianças presenciaram isso”.

Mais – Além de conhecer o Telhado Verde, os alunos tiveram a oportunidade de viver uma experiência diferente. Os estudantes visitaram o Museu das Ilusões, local inspirados nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, sendo o primeiro do gênero na América Latina. Além de entreter o público com momentos fora da realidade, de forma lúdica, interativa e divertida, o local traz conhecimentos sobre miragens visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias