As alunas Rafaela Justino de Oliveira e Mariana Oliveira Felix viveram um momento especial. As duas participaram da premiação do VI Concurso Nacional Literário Infantil - Prêmio Espantaxim. O evento ocorreu neste domingo (4), no Teatro Gazeta, em São Paulo. A solenidade marcou também o lançamento da obra literária VI Antologia do Prêmio Espantaxim 2020/21, onde estão as poesias escritas pelas representantes praia-grandenses.
Organizado pela autora e escritora Dulce Auriemo, o Prêmio Espantaxim tem como objetivo despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela leitura e escrita, assim como incentivar a criatividade e o gosto literário. É lançado a cada dois anos e a partir de um tema proposto os participantes escrevem textos no formato de sua preferência: redação, mensagem ou poesia.
Durante a cerimônia, as alunas praia-grandenses receberam como prêmio o Troféu Espantaxim e a coleção completa de livros e CDS do Projeto Espantaxim. Além disso, cada uma ganhou ainda três exemplares da obra literária onde foram publicadas as poesias escritas por elas e mais um boneco do personagem Espantaxim, mascote do prêmio.
Para alcançar o resultado final, as alunas concorreram com cerca de 3.300 textos escritos nos gêneros de poesia, redação e mensagem enviado por alunos de todo o Brasil. Deste total, 41 foram considerados vencedores e outros 205 selecionados para compor a antologia. As obras pertencem a estudantes oriundos de 76 escolas públicas e privadas, de 42 cidades e 15 estados brasileiros.
O Concurso Nacional Literário Infantil ocorre a cada dois anos. Na sexta edição, o tema trabalhado foi “Quatro Estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno”. A competição cultural foi lançada no início de 2020, entretanto, por conta da pandemia da Covid-19 e, posterior lockdown, os organizadores do concurso prorrogaram as datas para a entrega dos trabalhos e a estenderam até final de 2021.
|