Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
21 de setembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
Praia Grande realiza a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Encontro reuniu jovens e representantes da Administração Municipal para aprovar propostas
6/12/2022 | Beatriz Boturão, MTB: 91.943
  Compartilhar no Whatsapp
A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi um sucesso em Praia Grande! Alunos do Camp e de escolas municipais e estaduais da Cidade, além de representantes da Administração Municipal e vereadores, participaram do encontro que aconteceu na última segunda-feira (05), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

Nesta edição da Conferência, o tema central definido pelo Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda) busca refletir e avaliar “a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

O objetivo da iniciativa, coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Praia Grande (CMDCA), é promover uma mobilização social nas esferas municipal, estadual e nacional a fim de, por meio do diálogo e exposição de realidades, aprovar propostas de ações em cinco eixos temáticos que garantam os direitos desse público no contexto pandêmico e pós-pandêmico.

Os eixos temáticos desta edição foram:

• Eixo 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia.
• Eixo 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19.
• Eixo 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia.
• Eixo 4: Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.
• Eixo 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid-19. Os documentos orientadores serão encaminhados aos Conselhos Estaduais pelo CONANDA.

A mesa diretora da conferência aprovou, democraticamente, três propostas dos dois primeiros eixos que irão para a discussão regional que acontecerá no ano de 2023 e, posteriormente, passarão por análises podendo ser transformadas em políticas públicas para a nossa Cidade.

Dentre as aprovadas, estavam as propostas de um grupo multiprofissional na rede de atendimento com psicopedagogos; a volta do programa Escola da Família em todas as escolas com atividades esportivas, culturais e de lazer; educação sexual nas escolas de forma lúdica; entre outras.

As propostas dos demais eixos serão aprovadas em um segundo encontro, cuja data ainda será definida pelo CMDCA.

Para a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, é de suma importância dar voz à juventude. “Ouvindo esses jovens, conseguimos enxergar se estamos no caminho certo em nossos projetos e programas e, a partir disso, consertar ou criar novos. A participação deles é excelente; fiquei muito feliz. Espero que saiam boas propostas e que possamos juntos realizá-las e sermos um modelo para o Estado e para o País”, disse.

Pré-conferências - Ao longo do mês de novembro, jovens e representantes da Administração Municipal participaram de seis pré-conferências que serviram para reunir as propostas. Nesses encontros também foram eleitos os ‘delegados’ de cada região que foram responsáveis por avaliar as propostas e levá-las presencialmente para serem votadas na Conferência Municipal.

A estudante e uma das ‘delegadas’ eleitas nas pré-conferências, Alice Baleeiro, comentou sobre essa experiência enriquecedora. “Foi muito importante porque dentro das escolas pudemos conversar com os grêmios estudantis e com os alunos e saber quais são as dificuldades e anseios de cada um para trazer aqui para a conferência em forma de propostas”, afirmou.

Segundo o presidente do CMDCA, Tadeu da Costa, a Conferência tem superado todas as expectativas. “Reunimos mais de 250 propostas nas pré-conferências e tivemos um trabalho enorme para filtrar três de cada eixo para a discussão regional e também para formular o Plano Municipal de Juventude. Os jovens que participaram estão de parabéns, pois mostraram que têm vontade de colocar suas ideias em prática”, afirmou.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias