Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
PG amplia aplicação da vacina contra a gripe para professores e atendentes da educação
Imunizante estará disponível no Cemas durante o feriado do Dia do Trabalhador
28/4/2023
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Por Rodrigo Herrero

Praia Grande amplia a vacinação contra a gripe para professores e atendentes da educação. No sábado (29), no domingo (30) e no Feriado do Dia do Trabalhador (segunda, dia 1º), a vacina estará disponível, das 9 às 15 horas, no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas - Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação). A partir de terça-feira (2), a vacinação retorna para as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), das 9 às 16 horas.

Além dos novos públicos, estão aptos a receber o imunizante idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há 45 dias) e trabalhadores da saúde.

A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha tem como objetivo reduzir as complicações decorrentes da doença, diminuindo os sintomas nos grupos prioritários. Possibilita também a queda nas internações e na mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Conforme a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, não há necessidade de intervalo entre as vacinas, ou seja, é possível tomar o imunizante contra a influenza junto com o que combate a covid-19.

Documentação – Para receber a vacina contra a gripe, é necessário levar documento oficial com foto e carteira de vacinação. O professor e o atendente da educação precisarão apresentar documento que comprove sua vinculação ativa nos referidos cargos. As gestantes deverão mostrar a carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. Já as puérperas precisarão exibir a declaração do nascimento da criança ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Trabalhadores da saúde – Conforme determinação do Governo do Estado para fins de vacinação, são considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam profissionais ou equipe de apoio. São considerados os seguintes estabelecimentos: hospitais, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas, farmácias, consultórios odontológicos, centros médicos, centros de diagnósticos terapêuticos e estudantes da área da saúde em estágio.

Para ter acesso ao imunizante, os profissionais de saúde deverão mostrar documento do conselho de classe (se houver) ou comprovante que vincula o trabalhador com a instituição de saúde (declaração do empregador, carteira de trabalho ou holerite, por exemplo). Estudantes da área da saúde em estágio deverão apresentar declaração da instituição ou do campo de estágio.

Covid-19 – A vacina contra a covid-19 também estará disponível normalmente durante todo o feriado. Confira abaixo as doses indicadas para todas as faixas etárias:

- 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos;
- 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos;
- 1º reforço para pessoas acima de 5 anos;
- 2º reforço para pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos entre 12 e 17 anos;
- 3º reforço para imunossuprimidos com mais de 18 anos;
- Vacina bivalente: pessoas acima de 18 anos, indivíduos com comorbidades, deficiência e imunossuprimidos maiores de 12 anos e gestantes e puérperas acima de 12 anos.

Outras vacinas – O Cemas também segue disponibilizando os imunizantes contra a meningite e HPV, além das demais vacinas de rotina do calendário anual de vacinação (como poliomielite, sarampo, hepatite) e que são fundamentais para o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A vacinação contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano, que pode causar câncer) é destinada atualmente para quem tem de 9 a 14 anos.

No caso da meningite, a vacinação segue destinada ao público de crianças menores de 5 anos. Já a vacina meningocócica ACWY continua sendo ofertada para quem tem 11 e 12 anos e, até junho de 2023, também para adolescentes de 13 e 14 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias