Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
21 de setembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Sistema informatizado da Saúde de Praia Grande é referência para a Baixada Santista
Sesap apresentou métodos e processos para técnicos de Cubatão, Itanhaém e do Estado
11/5/2023
  Compartilhar no Whatsapp
Por Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande recebeu na terça-feira (9) técnicos do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV) da Baixada Santista e das secretarias de Saúde de Cubatão e Itanhaém para exibir os métodos e processos de excelência desenvolvidos pelo Município no âmbito da tecnologia que proporcionam maior agilidade e qualidade no atendimento à população. A apresentação versou sobre o consultório informatizado, o sistema eletrônico de Regulação de vagas e o Programa Previne Brasil.

Referência na área, o sistema municipal de informação em execução na Saúde de Praia Grande é o Olostech, que integra, em um único programa, o prontuário eletrônico dos pacientes e os atendimentos do consultório informatizado. O sistema também realiza os agendamentos de consultas, exames e procedimentos, tudo de maneira digital e automática.

Os técnicos dos municípios vizinhos também procuraram entender o trabalho realizado pela equipe da Sesap que levou a Cidade ao terceiro lugar do Estado de São Paulo com os melhores indicadores do Previne Brasil entre as cidades com mais de 300 mil habitantes. O Previne Brasil é o atual modelo de financiamento do Governo Federal para a Atenção Primária à Saúde (APS) e exige o cumprimento de uma série de metas em diversos indicadores para garantir recursos extras para aprimorar a saúde e ampliar o acesso à população. Desta forma, a atualização correta dos atendimentos no sistema garante mais verba para ser investida na população.

“Os profissionais vieram conhecer como Praia Grande fez a informatização de sua Rede de Atenção Primária, em especial como lidamos com o envio de dados das informações de atendimento para o Ministério da Saúde, já que eles ainda usam a aplicação do próprio ministério. Além disso, apresentamos a estratégia adotada pela nossa secretaria que nos levou a um dos melhores indicadores do Previne Brasil, evidenciando como o serviço executado no nosso Município tem sido cada vez mais referência na Região”, disse o diretor do Departamento de Informação em Saúde da Sesap, João Carlos Calheiros de Melo.

Consultório Informatizado – A utilização da tecnologia na Saúde já vem ocorrendo há alguns anos em Praia Grande. A Sesap desenvolveu a implantação do Consultório Informatizado em módulos e de forma gradativa. As primeiras a receberem o sistema foram as Unidades de Saúde da Família (Usafas). Na sequência, os equipamentos que desenvolvem atendimentos na área das Especialidades Médicas, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) e também as clínicas credenciadas passaram a integrar a rede. Por fim, a área hospitalar foi interligada.

O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 07/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Básica. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc.

Previne Brasil – O Previne Brasil foi criado pelo Ministério da Saúde como o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Sua proposta é ampliar o acesso das pessoas a esses serviços, reforçando a conexão entre a população e a equipe, a partir de mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e profissionais em relação aos pacientes atendidos. Nele, os atendimentos precisam ser registrados conforme os indicadores pactuados com o Ministério da Saúde.

Tendo sido implementado em 2020, o Previne Brasil passou a valer definitivamente em 2022. Isso faz com que todos os profissionais de saúde necessitem estar capacitados pelas novas diretrizes e ferramentas para garantir o repasse financeiro por parte do Ministério da Saúde, que o fará através de metas definidas e pactuadas previamente pela União.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias