Por Rodrigo Herrero
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande recebeu na terça-feira (9) técnicos do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV) da Baixada Santista e das secretarias de Saúde de Cubatão e Itanhaém para exibir os métodos e processos de excelência desenvolvidos pelo Município no âmbito da tecnologia que proporcionam maior agilidade e qualidade no atendimento à população. A apresentação versou sobre o consultório informatizado, o sistema eletrônico de Regulação de vagas e o Programa Previne Brasil.
Referência na área, o sistema municipal de informação em execução na Saúde de Praia Grande é o Olostech, que integra, em um único programa, o prontuário eletrônico dos pacientes e os atendimentos do consultório informatizado. O sistema também realiza os agendamentos de consultas, exames e procedimentos, tudo de maneira digital e automática.
Os técnicos dos municípios vizinhos também procuraram entender o trabalho realizado pela equipe da Sesap que levou a Cidade ao terceiro lugar do Estado de São Paulo com os melhores indicadores do Previne Brasil entre as cidades com mais de 300 mil habitantes. O Previne Brasil é o atual modelo de financiamento do Governo Federal para a Atenção Primária à Saúde (APS) e exige o cumprimento de uma série de metas em diversos indicadores para garantir recursos extras para aprimorar a saúde e ampliar o acesso à população. Desta forma, a atualização correta dos atendimentos no sistema garante mais verba para ser investida na população.
“Os profissionais vieram conhecer como Praia Grande fez a informatização de sua Rede de Atenção Primária, em especial como lidamos com o envio de dados das informações de atendimento para o Ministério da Saúde, já que eles ainda usam a aplicação do próprio ministério. Além disso, apresentamos a estratégia adotada pela nossa secretaria que nos levou a um dos melhores indicadores do Previne Brasil, evidenciando como o serviço executado no nosso Município tem sido cada vez mais referência na Região”, disse o diretor do Departamento de Informação em Saúde da Sesap, João Carlos Calheiros de Melo.
Consultório Informatizado – A utilização da tecnologia na Saúde já vem ocorrendo há alguns anos em Praia Grande. A Sesap desenvolveu a implantação do Consultório Informatizado em módulos e de forma gradativa. As primeiras a receberem o sistema foram as Unidades de Saúde da Família (Usafas). Na sequência, os equipamentos que desenvolvem atendimentos na área das Especialidades Médicas, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) e também as clínicas credenciadas passaram a integrar a rede. Por fim, a área hospitalar foi interligada.
O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 07/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Básica. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc.
Previne Brasil – O Previne Brasil foi criado pelo Ministério da Saúde como o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Sua proposta é ampliar o acesso das pessoas a esses serviços, reforçando a conexão entre a população e a equipe, a partir de mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e profissionais em relação aos pacientes atendidos. Nele, os atendimentos precisam ser registrados conforme os indicadores pactuados com o Ministério da Saúde.
Tendo sido implementado em 2020, o Previne Brasil passou a valer definitivamente em 2022. Isso faz com que todos os profissionais de saúde necessitem estar capacitados pelas novas diretrizes e ferramentas para garantir o repasse financeiro por parte do Ministério da Saúde, que o fará através de metas definidas e pactuadas previamente pela União.
|