Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
Veja como é fácil doar leite humano em Praia Grande
Serviço destina o leite materno aos recém-nascidos internados no Hospital Irmã Dulce
19/5/2023
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Por Rodrigo Herrero

No Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta sexta-feira (19), Praia Grande destaca o serviço realizado pelo Posto de Coleta de Leite Humano do Município. Semanalmente, profissionais da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense visitam as mamães doadoras para fazer a coleta do leite materno, que auxilia na alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce.

Iniciado em janeiro de 2022, o serviço já coletou mais de 290 litros de leite humano. Atualmente, o serviço possui 192 mães cadastradas. O leite materno é considerado fundamental para prevenir doenças e evitar complicações no desenvolvimento da criança, garantindo um adulto saudável.

Para doar basta entrar em contato com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. A equipe vai orientar a doadora e fazer um pré-cadastro. Em seguida, é agendada uma visita na casa da mãe, onde as técnicas do Posto levam um kit para a coleta do leite e são fornecidas todas as orientações para a realização da ordenha. E uma vez por semana, a equipe da Sesap passa na casa da mãe para retirar o leite coletado e entregar um novo kit higienizado.

O Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande também tem uma sede física para as mamães que desejarem doar o leite no local ou mesmo tirar dúvidas presencialmente com a equipe, composta por médico pediatra, enfermeiro e nutricionista. O posto fica no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8.813, Bairro Mirim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

O leite doado é armazenado em caixas térmicas com temperatura adequada e encaminhado por técnicos da Sesap para o Banco de Leite Humano de Peruíbe, parceiro neste projeto. No local são feitas análises físico-químicas e microbiológicas e o leite é pasteurizado (processo térmico que garante a qualidade do leite e mata microorganismos que poderiam causar doenças), antes de ser encaminhado para a UTI neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce.

A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Disque Amamentação – Outro serviço importante de Praia Grande quanto ao incentivo ao aleitamento materno é o Disque Amamentação, desenvolvido pelo Acolhe PG. Trata-se de um canal direto com profissionais capacitados em tirar dúvidas a respeito do tema. O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil. Desde o início do serviço já foram feitos quase 6 mil contatos para esclarecer dúvidas relacionadas ao assunto.

O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. Nesse período, pediatras, nutricionistas e demais profissionais capacitados em aleitamento materno estão à disposição para orientar as munícipes e trabalhadores da rede que necessitem apoio técnico. E nos casos em que a dúvida indique um acompanhamento presencial, a paciente é encaminhada pelo próprio serviço para a sua Usafa ou para o Posto de Coleta de Leite Humano.

Abordagem Precoce – A Central Acolhe PG também tem feito uma abordagem junto às mamães logo após a alta hospitalar. Além do encaminhamento para a Usafa, a equipe do Acolhe PG faz um contato para tirar dúvidas sobre a amamentação e também oferecer o serviço de coleta de leite humano. Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os três meses do parto, visando evitar o desmame precoce.

Acolhe PG – O Acolhe PG atende ainda pacientes que necessitam de transporte para tratamento de saúde, agendamentos e informação sobre consultas e exames, acompanhamento de gestantes de risco, além do atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias