Por Rodrigo Herrero
A Semana de Enfermagem de Praia Grande, encerrada nesta quinta-feira (18), foi um sucesso. Com capacitações e treinamentos sobre diversos assuntos, um total de 172 profissionais do Município, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, participaram das palestras e puderam aperfeiçoar seus conhecimentos para aprimorar o atendimento junto à população.
Além do evento de abertura, realizado no último dia 12 no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense promoveu nesta semana sete palestras na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia, no Bairro Tupi. As atividades ocorreram em dois períodos, para dar a oportunidade para que mais profissionais pudessem participar. Foram abordados temas como: imunização, manejo em amamentação, tratamento de feridas complexas, ocorrências em urgência e emergência, medicamentos e saúde mental dos profissionais.
“Foi um momento de integração da equipe, de capacitação, treinamento e aperfeiçoamento muito interessantes. E a equipe demonstrou ter gostado bastante das informações compartilhadas. Após o sucesso da Semana, estamos planejando outros espaços ao longo do ano, proporcionando ainda mais atualização da enfermagem, pois vemos a importância disso na atuação dos profissionais e no resultado junto aos pacientes”, afirma a diretora da Divisão de Enfermagem da Sesap, Giselly Prates.
Abertura – A Semana da Enfermagem de Praia Grande contou com uma abertura especial no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes, no último dia 12, quando foi comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. Com o tema “Enfermagem: nossa ciência é a arte do cuidar”, a Sesap preparou uma série de atividades para enfermeiros, técnicos e auxiliares para celebrar a ocasião.
Além de palestras, foram realizadas apresentações do Complexo Artístico Diego Gonzalez, além das divulgações dos projetos Escuta Terapêutica, de saúde mental, e Curso Habilidades de Vida, em que são debatidas ferramentas para promover um melhor ambiente de trabalho. Esse projeto, inclusive, será implementado esse ano para os profissionais da enfermagem da Prefeitura de Praia Grande.
Dados – Praia Grande conta, atualmente, com 698 profissionais de enfermagem na rede Atenção Básica, Especialidades e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude, sendo: 203 enfermeiros, 61 técnicos de enfermagem e 434 auxiliares. Já no Complexo Hospitalar Irmã Dulce, composto pelo Hospital Municipal Irmã Dulce, Pronto-Socorro Central, UPA Samambaia e Nefro PG, são mais 926 profissionais de enfermagem, divididos em: 195 enfermeiros, 512 técnicos de enfermagem e 209 auxiliares, nove coordenadores e um gerente. Ao todo, a rede pública de Praia Grande conta com 1.624 profissionais da área.
Atendimento – Apenas em 2022, as equipes de enfermagem das redes de Atenção Primária, Especializada e Urgência e Emergência de Praia Grande realizaram, entre consultas e procedimentos diversos, mais de 2,1 milhões de atendimentos.
|