Por Rodrigo Herrero
A Prefeitura de Praia Grande segue prestando todo o apoio para os refugiados afegãos que estão hospedados na Cidade. A equipe da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município realizou na quinta-feira (13) mais uma série de ações voltadas para garantir um atendimento adequado para o bem-estar das pessoas que permanecem abrigadas na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no Bairro Solemar.
Desde a chegada dos afegãos no Município, na noite do dia 30 de junho, a Sesap já realizou cerca de 200 atendimentos de Saúde. Foram vacinadas 70 pessoas com imunizantes contra covid-19, sarampo e pólio. A equipe efetuou ainda mais de 50 atendimentos médicos e de enfermagem, com as demandas de baixa complexidade orientadas a buscar a continuidade do atendimento na Atenção Primária. Pela proximidade com a Colônia de Férias, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Solemar é o equipamento municipal indicado para atendimentos mais básicos. Também foi apontada a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia para acolher os pacientes que necessitem de atendimento emergencial.
Na primeira ação de Saúde, no dia 6 de julho, a equipe do Programa Consultório na Rua (Conar) realizou 22 testes de sífilis e 22 testes de HIV. Também foram feitos 10 atendimentos de tracoma (doença inflamatória ocular) para as crianças. Foram promovidas ainda avaliação bucal e ações de prevenção de cárie, com dicas de escovação. Aconteceram também orientações sobre controle de arboviroses e pragas urbanas.
Outro serviço feito entre os dias 6 e 7 foi a confecção do Cartão Nacional de Saúde para o acesso ao SUS, totalizando 132 documentos. Os afegãos também foram cadastrados no Olostech, sistema municipal de informação que integra o prontuário eletrônico dos pacientes e os atendimentos do consultório informatizado, permitindo que eles sejam atendidos nas Usafas da Cidade.
As ações da Sesap são contínuas na Colônia, enquanto os afegãos estiverem no Município, e sempre às quintas-feiras, conforme pactuado com os governos do Estado e Federal e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). A Administração Municipal seguirá efetuando o monitoramento dos refugiados afegãos ao longo da estadia do grupo na Cidade.
“Praia Grande continua dando toda a assistência necessária aos refugiados, colocando à disposição a nossa estrutura de saúde para acolher os afegãos, sem prejudicar o andamento dos serviços para a população praia-grandense. Nossa Cidade é acolhedora e seguirá dando todo o suporte enquanto eles estiverem em nosso Município”, destaca o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
Outras ações – Além dos profissionais da Sesap, equipes dos governos do Estado e da União estiveram recentemente no local para regularizar a situação dos afegãos com a confecção de documentos. Isso porque o visto humanitário recebido ao chegar no País tem validade de 90 dias e, para a permanência definitiva, são necessários alguns documentos emitidos no Brasil.
O atendimento social do Município também visitou o local para preencher o CadÚnico, cadastro que possibilita o acesso aos programas de transferência de renda do Governo Federal. Após essa etapa, a Secretaria de Educação tem condições de efetuar as ações voltadas às crianças.
|