Por Rodrigo Herrero
A Prefeitura de Praia Grande está implantando um serviço gratuito de transporte para os pacientes do Município que fazem tratamento de nefrologia na Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG), que fica no Bairro Boqueirão. Uma van começou o atendimento nesta quinta-feira (13) e está contemplando inicialmente 14 pacientes por turno. Como as sessões de hemodiálise da Nefro-PG são divididas em três turnos (manhã, tarde e noite), até 42 pessoas serão beneficiadas.
Uma delas é o aposentado João de Jesus Coutinho, 78 anos, e morador do Bairro Vila Sônia. Fazendo hemodiálise há dois anos, ele foi um dos primeiros a ter a experiência de receber a van na porta de casa. “Gostei muito, achei bastante confortável. Antes eu vinha de ônibus, pegava na Avenida dos Trabalhadores, depois descia no Terminal Tude Bastos e vinha caminhando. Mas às vezes pegava o ônibus muito cheio. Agora está ótimo, me buscaram na porta de casa”, conta seu João, que, assim como os demais pacientes, visita a unidade três vezes por semana para realizar seu tratamento.
Um veículo exclusivo faz o atendimento, buscando e levando os pacientes até suas casas. Uma auxiliar de enfermagem acompanha os munícipes durante o trajeto. A van contempla a todos aos padrões regidos pelos órgãos de saúde. Ela é equipada com poltronas executivas e ar condicionado, o que torna o atendimento ainda mais confortável e ágil.
“A oferta de transporte para os pacientes da Nefro-PG é mais um avanço na Saúde de Praia Grande. Iniciamos esse serviço a partir de uma avaliação que é feita pelos profissionais da própria unidade e o setor de transporte da Secretaria de Saúde organiza toda a logística, permitindo prestar mais um serviço necessário para a população praia-grandense. Estamos sempre trabalhando para aperfeiçoar cada vez mais os serviços, buscando soluções para que a população seja atendida sempre da melhor forma”, afirma o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
Critérios – A definição dos munícipes a utilizarem o serviço segue critérios específicos, levando em conta aspectos clínicos, de idade e socioeconômicos. “Os critérios priorizam principalmente aqueles pacientes que têm maior dificuldade locomotora, além daqueles que moram mais distantes da Nefro-PG e os que possuem maior vulnerabilidade social”, explica Claudia Pereira dos Santos, coordenadora de enfermagem e responsável técnica pelo serviço de diálise da Nefro-PG.
Aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos tem seus nomes encaminhados para o Acolhe PG, serviço da Sesap responsável também pelo agendamento do transporte para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). A equipe do Acolhe PG faz a verificação das informações repassadas e a programação do transporte para os pacientes.
Serviço – A Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG) é referência em nefrologia na Baixada Santista. O equipamento atende pessoas de Praia Grande e também de municípios vizinhos, totalizando cerca de 180 pacientes. O seu acesso demanda encaminhamento de especialista e a hemodiálise do local é regulada pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) do Governo do Estado.
A Nefro-PG conta com uma equipe altamente capacitada e titulada, com a formatação multidisciplinar composta por médicos nefrologistas (adulto e pediátrico), enfermagem, psicologia, nutrição e assistência social. Além das sessões de hemodiálise, a Nefro-PG realiza atendimentos ambulatoriais, coletas laboratoriais e outros serviços para os pacientes que frequentam a unidade. Localizada na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.397, Bairro Boqueirão, a unidade é gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que também é gestora de todo o Complexo Hospitalar Irmã Dulce.
Acolhe PG – O Acolhe PG é uma central telefônica que foi criada no início de 2020, quando começou a pandemia de Covid-19, para atender e monitorar remotamente todos os pacientes com covid-19, além de prestar informações à população.
Hoje, a Central Acolhe-PG realiza diversos serviços na área da saúde, como, por exemplo, acompanhamento de gestantes de risco, atendimento de pacientes que necessitam de transporte para tratamento de saúde, disque-amamentação, agendamentos e informação sobre consultas e exames, além do atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281, opção 2.
|