Por Rodrigo Herrero
A atuação de referência de Praia Grande na Saúde também chama a atenção no cenário nacional. O Município está fazendo parte de um grupo de trabalho criado pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB), composto por especialistas em estomatologia, cirurgiões de cabeça e pescoço e estudiosos do câncer, para o desenvolvimento de pesquisas na área, no intuito de criar e fortalecer políticas públicas em saúde bucal.
O representante praia-grandense convidado para este grupo de especialistas é o cirurgião-dentista e estomatologista Yuri Kalinin, que participa dos encontros junto de outros profissionais e pesquisadores de destaque no Brasil. A primeira reunião online aconteceu na última quinta-feira (13).
“É uma honra representar Praia Grande e poder compartilhar um pouco da minha experiência nos serviços de saúde no Município. Nesses encontros temos a oportunidade de discutir ações, diretrizes e elaborar políticas públicas voltadas para o combate e prevenção do câncer de boca em todo o país. Além disso, posso levar para as discussões as particularidades e necessidades locais. Isso é fundamental para garantir que as políticas públicas desenvolvidas sejam efetivas e adequadas à realidade de Praia Grande e de outras cidades brasileiras”, afirmou Yuri.
Segundo o estomatologista, que também é secretário-adjunto da Subsecretaria de Atenção à Saúde de Praia Grande, o câncer de boca é uma doença grave que afeta milhares de pessoas, por isso, é fundamental poder discutir e contribuir com esse assunto em âmbito nacional, pensando com outros técnicos estratégias eficientes para enfrentar essa doença.
“Acredito que a prevenção e o tratamento do câncer de boca devem ser prioridades na agenda de saúde pública. Ao participar ativamente do grupo de trabalho do Ministério da Saúde, posso contribuir para a conscientização da população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso aos serviços de saúde. Nosso objetivo é reduzir a incidência da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que já foram diagnosticados”, declarou.
Serviço – O morador de Praia Grande que necessitar de atendimento odontológico deve procurar a unidade em que está cadastrado. As 30 Usafas contam com cirurgião-dentista e algumas delas possuem ainda residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande que atuam junto a esses profissionais.
Se houver necessidade de um atendimento mais especializado, o paciente poderá ser encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com estomatologista, endodontista, periodontista, cirurgião bucomaxilo. O CEO está localizado dentro Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim.
Caso haja um diagnóstico positivo para câncer, o paciente é encaminhado para a rede de alta complexidade do Governo do Estado. O atendimento ocorre por meio da Rede Hebe Camargo, responsável pelo tratamento oncológico.
|