Por Rodrigo Herrero
Praia Grande segue ampliando a oferta dos serviços para garantir uma saúde com cada vez mais qualidade para a população. A mais recente novidade foi a aquisição de um equipamento móvel de odontologia para atender pacientes que não conseguem sair de casa e que, por isso, fazem o acompanhamento de saúde em suas residências.
O equipamento já está em funcionamento e fica à disposição para o tratamento odontológico de pacientes acamados e pessoas em uso de oxigênio contínuo que são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Também é disponibilizado para as Unidades de Saúde da Família (Usafas) caso a equipe identifique a necessidade em algum paciente do território.
Quando é detectado o caso de um paciente que, devido ao seu problema de saúde, não consegue ir até à unidade, é feita uma solicitação para a Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, que faz a mediação e o transporte do mesmo. Nos casos relacionados ao SAD, a equipe conta com o apoio dos profissionais de odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.
“Com esse equipamento nós conseguimos fazer o atendimento na própria casa da pessoa. É um aparelho portátil com rodinhas, contendo compressor, sugador, canetas de alta e baixa rotação, com tudo aquilo que o dentista tem no consultório”, explica o responsável pela Saúde Bucal em Praia Grande, Paulo Quaranta.
Para o estomatologista Yuri Kalinin, secretário-adjunto da Subsecretaria de Atenção à Saúde do Município, a aquisição deste novo aparelho possibilita oferecer um atendimento mais completo também para aqueles que fazem seu tratamento de saúde em casa. “Com esse novo aparelho odontológico nós ampliamos a oferta de serviços junto ao SAD, com a realização de mais procedimentos odontológicos para os pacientes domiciliados e acamados”, destaca.
Quem está na ponta atuando junto a esses pacientes também vê de forma positiva essa novidade. Segundo a responsável pelo SAD, Alinne Deamo, muitos acamados ou com uso de oxigênio contínuo não conseguem sair de casa. Dessa forma, a possibilidade de ofertar esse serviço é de grande valia para todos. “O atendimento de odontologia no domicílio vem para somar, proporcionando maior conforto e um atendimento mais humanizado para essas pessoas”, afirma.
SAD – A atenção domiciliar é a forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde. Para acessar ao serviço é necessário encaminhamento da unidade de saúde. A equipe do SAD faz uma avaliação e posterior inclusão ao programa.
Odontologia – Praia Grande possui uma rede estruturada de odontologia. O munícipe que necessitar de atendimento odontológico deve procurar a Usafa em que está cadastrado. As 30 unidades contam com cirurgião-dentista e algumas delas possuem ainda residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande que atuam junto a esses profissionais.
Caso haja a necessidade de um atendimento mais especializado, o paciente poderá ser encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com estomatologista, endodontista, periodontista, cirurgião bucomaxilo. O CEO está localizado dentro Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim.
|