Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
PG adquire equipamento móvel de odontologia móvel para atendimento de acamados
Aparelho complementa oferta de serviços de saúde aos pacientes do SAD
25/7/2023
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Por Rodrigo Herrero

Praia Grande segue ampliando a oferta dos serviços para garantir uma saúde com cada vez mais qualidade para a população. A mais recente novidade foi a aquisição de um equipamento móvel de odontologia para atender pacientes que não conseguem sair de casa e que, por isso, fazem o acompanhamento de saúde em suas residências.

O equipamento já está em funcionamento e fica à disposição para o tratamento odontológico de pacientes acamados e pessoas em uso de oxigênio contínuo que são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Também é disponibilizado para as Unidades de Saúde da Família (Usafas) caso a equipe identifique a necessidade em algum paciente do território.

Quando é detectado o caso de um paciente que, devido ao seu problema de saúde, não consegue ir até à unidade, é feita uma solicitação para a Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, que faz a mediação e o transporte do mesmo. Nos casos relacionados ao SAD, a equipe conta com o apoio dos profissionais de odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

“Com esse equipamento nós conseguimos fazer o atendimento na própria casa da pessoa. É um aparelho portátil com rodinhas, contendo compressor, sugador, canetas de alta e baixa rotação, com tudo aquilo que o dentista tem no consultório”, explica o responsável pela Saúde Bucal em Praia Grande, Paulo Quaranta.

Para o estomatologista Yuri Kalinin, secretário-adjunto da Subsecretaria de Atenção à Saúde do Município, a aquisição deste novo aparelho possibilita oferecer um atendimento mais completo também para aqueles que fazem seu tratamento de saúde em casa. “Com esse novo aparelho odontológico nós ampliamos a oferta de serviços junto ao SAD, com a realização de mais procedimentos odontológicos para os pacientes domiciliados e acamados”, destaca.

Quem está na ponta atuando junto a esses pacientes também vê de forma positiva essa novidade. Segundo a responsável pelo SAD, Alinne Deamo, muitos acamados ou com uso de oxigênio contínuo não conseguem sair de casa. Dessa forma, a possibilidade de ofertar esse serviço é de grande valia para todos. “O atendimento de odontologia no domicílio vem para somar, proporcionando maior conforto e um atendimento mais humanizado para essas pessoas”, afirma.

SAD – A atenção domiciliar é a forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde. Para acessar ao serviço é necessário encaminhamento da unidade de saúde. A equipe do SAD faz uma avaliação e posterior inclusão ao programa.

Odontologia – Praia Grande possui uma rede estruturada de odontologia. O munícipe que necessitar de atendimento odontológico deve procurar a Usafa em que está cadastrado. As 30 unidades contam com cirurgião-dentista e algumas delas possuem ainda residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande que atuam junto a esses profissionais.

Caso haja a necessidade de um atendimento mais especializado, o paciente poderá ser encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com estomatologista, endodontista, periodontista, cirurgião bucomaxilo. O CEO está localizado dentro Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias