Por Rodrigo Herrero
Praia Grande segue avançando na Saúde. O novo Pronto-Socorro Central de Praia Grande realizou mais de 103 mil atendimentos em apenas seis meses de funcionamento. Inaugurado em janeiro, a unidade substituiu o antigo Pronto-Socorro que ficava situado em área anexa ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). Isso possibilitou a expansão do serviço de alta complexidade no equipamento hospitalar, além de oferecer uma maior cobertura no Município no âmbito da Urgência e Emergência.
O PS Central atende urgências e emergências todos os dias da semana, 24 horas por dia, atraindo pacientes não só do Município como de cidades vizinhas. Para se ter ideia da abrangência, em seis meses de funcionamento, o local fez uma média de 580 atendimentos diários.
Para possibilitar um serviço ainda mais qualificado, recentemente o PS Central ganhou um reforço na equipe. Três novos médicos foram contratados, totalizando sete profissionais em três horários distintos, quase dobrando o contingente de clínicos gerais no local.
“Estamos sempre investindo na Saúde para melhorar o acesso aos serviços. E esses números de atendimentos do Pronto-Socorro Central evidenciam o resultado dos esforços empreendidos, oferecendo uma assistência de qualidade a cada vez mais pessoas. Recentemente, a equipe foi reforçada, reduzindo o tempo de espera dos pacientes às consultas. O compromisso do governo da prefeita Raquel Chini é de sempre buscar soluções para aprimorar o atendimento de saúde dos munícipes”, enfatiza o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
Estrutura – Situado na Avenida Presidente Kennedy, nº 1.491, Bairro Guilhermina, o Pronto-Socorro Central de Praia Grande conta com profissionais capacitados e aparelhos modernos. Além dos sete médicos que fazem o atendimento clínico geral, a unidade possui pediatra, ortopedista, além de consultório odontológico com cirurgião-dentista para os atendimentos de urgência.
No local é possível fazer exames de tomografia, raios-x e laboratoriais, proporcionando mais informações para aprimorar a avaliação dos profissionais de saúde. A unidade possui também duas salas de cirurgia para procedimentos ambulatoriais. As estruturas contribuem para a diminuição do tempo de espera para esse tipo de procedimento, que normalmente depende de vagas do Governo do Estado.
Urgência e Emergência – Além do novo Pronto-Socorro Central, Praia Grande tem mais duas outras unidades que são referências para os atendimentos de Urgência e Emergência na Cidade. São elas: as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) dos bairros Quietude e Samambaia.
Classificação de risco – É importante reforçar que as unidades de Urgência e Emergência do Município utilizam o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento aos casos mais graves. Tal método possibilita que se saiba a gravidade do estado de saúde do paciente, seu potencial de risco, o grau de sofrimento, entre outras informações, impedindo que os casos mais urgentes tenham alguma complicação e possa levar a óbito.
O sistema funciona da seguinte forma: após escuta do paciente e checagem dos sinais vitais, a enfermagem indica aos médicos, por meio de cores, o grau de gravidade dos pacientes. O vermelho é para emergências (que precisam de atendimento imediato); amarelo para urgências (o mais rápido possível); verde para consultas não-urgentes (podem aguardar um tempo maior); azul para consultas de baixa complexidade (serão atendidos após os anteriores). As urgências e emergências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) têm atendimento imediato na sala de emergência das unidades.
É recomendável que o paciente procure as unidades de Urgência e Emergência quando estiver sentindo sintomas como: dores intensas em qualquer parte do corpo; picadas de animais peçonhentos e mordeduras; febre alta persistente; reações alérgicas; dificuldades em respirar; palpitações; traumas e lesões, principalmente na região da cabeça.
“A população deve se dirigir às unidades de pronto-atendimento somente em casos de urgência e emergência. Em casos de acompanhamento de saúde mais prolongado, a pessoa deve procurar a Usafa onde ela é cadastrada. É nessa unidade que ela vai ser acompanhada por uma equipe multiprofissional, com especialistas em saúde da família que farão um atendimento integral do paciente ao longo da vida”, destaca o secretário de Saúde.
Ano da Saúde – Completando 56 anos em pleno desenvolvimento, Praia Grande celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais qualidade de vida para toda a população. Com o tema Mais Saúde, Mais Vida, a Cidade intensificará o desenvolvimento de diversas ações de promoção à saúde ao longo de todos os meses deste ano.
|