Por Rodrigo Herrero
Em decorrência do Dia Mundial de Combate às Hepatites, celebrado nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou nesta semana uma capacitação em testes rápidos para a detecção de hepatites B e C, de sífilis e diagnóstico de HIV para os profissionais da rede de Saúde Pública praia-grandense. A atividade faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas durante o mês no Município em decorrência do Julho Amarelo, que também marca a luta contra as hepatites virais.
A capacitação aconteceu na quarta (26) e quinta-feira (27) na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia, no Bairro Tupi, e reuniu 30 trabalhadores que atuam na Rede de Atenção Primária, Atenção Especializada, Rede de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar do Município. Parte do curso foi realizada de forma online, com o complemento ocorrendo presencialmente e dividido em duas partes: pela manhã tratou-se de aspectos teóricos, enquanto que à tarde os participantes aprenderam a realizar o teste rápido.
“É muito importante que todos os profissionais estejam capacitados para fazer o teste rápido para que possamos ampliar a oferta em todas as unidades de saúde, incluindo nas de urgência e emergência. A testagem rápida pode ajudar a elucidar o diagnóstico de um paciente durante um atendimento em um pronto-socorro, por exemplo. Estamos sempre levando essa capacitação para os profissionais da rede”, afirma a diretora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Praia Grande, Simone Correa de Lara.
Sexta Musical – Nesta sexta-feira (28), a equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais estará ofertando testes rápidos para a detecção de hepatites virais durante a Sexta Musical. Os profissionais da Sesap farão também ações de conscientização e prevenção, com distribuição de preservativos e material informativo para a população. Gratuito, o evento acontecerá nesta sexta no Bairro Anhanguera (Rua Manoel Pereira Azóia, esquina com a Rua Aurino Pereira Barbosa), das 20 às 23 horas.
Campanha – Durante todo o mês de julho, o Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) de Praia Grande está intensificando a oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos e material informativo. A unidade também encaminha pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O SAE é referência no Município, reunindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Ambos os equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar, Bairro Boqueirão. O horário de atendimento para a realização dos testes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.
As Usafas da Cidade também oferecem durante o mês testes rápidos para a detecção de hepatites B e C, de sífilis e diagnóstico de HIV. Basta a pessoa procurar a unidade em que está cadastrada munida do cartão do posto e a equipe de saúde da família vai fazer o acolhimento do paciente e agendar a testagem. As Usafas também prestam orientações para os munícipes sobre métodos de prevenção. As unidades estão abertas de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Julho Amarelo – A campanha “Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais” foi criada no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e visa reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença. As hepatites podem ser causadas por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
As hepatites virais mais comuns no Brasil são causadas pelos vírus A, B e C. E apesar de ser uma doença silenciosa, quando presente pode se manifestar por meio dos seguintes sintomas: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
|