Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Richard Aldrin
 
Profissionais de saúde recebem capacitação sobre testes rápidos
Atividade faz parte das ações da Secretaria de Saúde relativas ao Julho Amarelo
28/7/2023
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Por Rodrigo Herrero

Em decorrência do Dia Mundial de Combate às Hepatites, celebrado nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou nesta semana uma capacitação em testes rápidos para a detecção de hepatites B e C, de sífilis e diagnóstico de HIV para os profissionais da rede de Saúde Pública praia-grandense. A atividade faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas durante o mês no Município em decorrência do Julho Amarelo, que também marca a luta contra as hepatites virais.

A capacitação aconteceu na quarta (26) e quinta-feira (27) na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia, no Bairro Tupi, e reuniu 30 trabalhadores que atuam na Rede de Atenção Primária, Atenção Especializada, Rede de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar do Município. Parte do curso foi realizada de forma online, com o complemento ocorrendo presencialmente e dividido em duas partes: pela manhã tratou-se de aspectos teóricos, enquanto que à tarde os participantes aprenderam a realizar o teste rápido.

“É muito importante que todos os profissionais estejam capacitados para fazer o teste rápido para que possamos ampliar a oferta em todas as unidades de saúde, incluindo nas de urgência e emergência. A testagem rápida pode ajudar a elucidar o diagnóstico de um paciente durante um atendimento em um pronto-socorro, por exemplo. Estamos sempre levando essa capacitação para os profissionais da rede”, afirma a diretora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Praia Grande, Simone Correa de Lara.

Sexta Musical – Nesta sexta-feira (28), a equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais estará ofertando testes rápidos para a detecção de hepatites virais durante a Sexta Musical. Os profissionais da Sesap farão também ações de conscientização e prevenção, com distribuição de preservativos e material informativo para a população. Gratuito, o evento acontecerá nesta sexta no Bairro Anhanguera (Rua Manoel Pereira Azóia, esquina com a Rua Aurino Pereira Barbosa), das 20 às 23 horas.

Campanha – Durante todo o mês de julho, o Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) de Praia Grande está intensificando a oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos e material informativo. A unidade também encaminha pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O SAE é referência no Município, reunindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Ambos os equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar, Bairro Boqueirão. O horário de atendimento para a realização dos testes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.

As Usafas da Cidade também oferecem durante o mês testes rápidos para a detecção de hepatites B e C, de sífilis e diagnóstico de HIV. Basta a pessoa procurar a unidade em que está cadastrada munida do cartão do posto e a equipe de saúde da família vai fazer o acolhimento do paciente e agendar a testagem. As Usafas também prestam orientações para os munícipes sobre métodos de prevenção. As unidades estão abertas de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Julho Amarelo – A campanha “Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais” foi criada no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e visa reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença. As hepatites podem ser causadas por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

As hepatites virais mais comuns no Brasil são causadas pelos vírus A, B e C. E apesar de ser uma doença silenciosa, quando presente pode se manifestar por meio dos seguintes sintomas: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias