Por Rodrigo Herrero
Os pacientes de cinco Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Praia Grande tiveram uma manhã bem animada e festiva nesta quinta-feira (27). O “Arraiá SuperAção”, realizado no Parque da Cidade, no Bairro Tude Bastos, levou muita música, alegria, confraternização e atividade física para a população, tudo com uma temática bem junina. O objetivo da ação é promover a saúde e o bem-estar da comunidade.
Com roupas típicas, pacientes e funcionários das Usafas Boqueirão, Tude Bastos, Forte, Guilhermina e Guaramar fizeram uma caminhada orientada pelo parque. Na sequência, profissionais de saúde palestraram sobre saúde, alimentação e também dicas de exercícios e o modo correto de se fazer. Ao final, um café da manhã com comidas típicas juninas, água, suco e refrigerante finalizou a confraternização.
Para a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cecilia Saturnino, essa reunião entre as unidades é muito importante para mostrar que as Usafas vão muito além de tratar doenças e podem oferecer muito mais. “Atividades como essa são importantes para a prevenção de doenças, pois a Usafa não é só atendimento em consultório, também tem trabalho de grupo que realiza ações internas e externas que ajudam na promoção da saúde”, afirma.
A médica de família Carolina Leguizamon falou aos presentes sobre alimentação, hidratação e também saúde mental. Segundo ela, esses encontros são essenciais porque ajudam a promover um estilo de vida mais saudável. “É um momento importante, pois ficamos muito isolados durante a pandemia e isso fez surgir muitos casos de depressão. E ações como essa fazem com que as pessoas interajam entre si, façam amizades e isso é bom também para a saúde mental”, comenta.
O fisioterapeuta Gabriel Fonseca Paiffer, do eMulti (antigo Nasf), corrobora com essa visão. “O objetivo principal da Atenção Primária é a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Entendemos cada indivíduo como um todo, um ser psicossocial, então, tem a parte física, a parte mental e a parte social, que é a socialização que esse evento está trazendo para todos nós”, destaca o profissional, que palestrou sobre os tipos de exercício, como fazer e a importância do alongamento para o corpo.
A satisfação por estar ali se exercitando e confraternizando com as amigas era nítida na aposentada Maria Aparecida de Lima Cardoso, 63 anos. “Para mim é maravilhoso, porque todos nós idosos precisamos do incentivo para estarmos nos movimentando, fazendo alguma atividade. Agora que surgiu essa oportunidade, temos que aproveitar”, diz.
SuperAção – O encontro também faz parte das atividades desenvolvidas pela Usafa Boqueirão aos pacientes. Na unidade há trabalhos em grupo duas vezes por semana com caminhada e alongamento. Ao final do mês acontece uma confraternização temática com atividade física no Parque da Cidade, que tem reunido outras Usafas para levar promoção à saúde para mais pessoas.
“Todo mês a gente faz um encontro com um tema. E como o tema da vez é o ‘arraiá’, nós colocamos músicas de festa junina, penduramos bandeirinhas nos quiosques e aproveitamos a caminhada orientada para fazer uma confraternização”, conta a agente comunitária de saúde, Jéssica da Cunha, que desenvolve o grupo SuperAção na unidade com a também agente Priscila Caires.
|