Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
Praia Grande faz quase 8 mil cirurgias eletivas no primeiro semestre de 2023
Número é 144% maior em comparação ao mesmo período do ano passado
1/8/2023
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Por Rodrigo Herrero

Praia Grande tem investido cada vez mais em Saúde para ampliar o acesso dos munícipes aos serviços de alta complexidade. E esse esforço, feito com recursos próprios, tem alcançado números impressionantes. Nos primeiros seis meses de 2023 foram registradas 7.698 cirurgias eletivas (previamente agendadas, que não são urgentes), um acréscimo de 144% em comparação com o mesmo período do ano passado (3.151).

Entre os procedimentos eletivos destacam-se as cirurgias gerais, como hérnias, de vesícula, laqueaduras e vasectomias, pediátricas, ginecológicas, plásticas, vasculares, entre outras. Esses procedimentos totalizaram 3.885 neste primeiro semestre. As cirurgias ambulatoriais também foram ampliadas no período e mais que dobraram em relação a 2022, alcançando 2.668 procedimentos em 2023. Entre os procedimentos estão: remoção de verruga, retirada de cisto sebáceo, cirurgia de xantelasma, retirada de lesões de pele e lipomas, entre outros.

Outro destaque vai para as cirurgias de catarata. Nos primeiros seis meses de 2023 foram efetuados pelo Município 1.145 procedimentos deste tipo. Apenas em janeiro, a Prefeitura de Praia Grande realizou, com recursos próprios, uma Ação Integrada de Cirurgia de Catarata, que beneficiou 305 moradores. A ação contemplou também os munícipes que aguardavam na fila do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), unidade gerenciada pelo Governo do Estado de São Paulo.

“O incremento na quantidade de cirurgias eletivas ofertadas para a população tem ocorrido devido ao aumento dos investimentos feitos pela Administração Municipal nessa área. Estamos cumprindo mais uma das metas do Plano de Governo da prefeita Raquel Chini e, com recursos próprios, oferecendo mais acesso à população praia-grandense aos serviços de alta complexidade”, destaca o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Esse acréscimo na oferta de serviços de Saúde a partir de maiores investimentos da própria Municipalidade ocorre graças aos esforços da Administração Municipal, que tem adotado uma série de estratégias para modernizar a sua estrutura, desburocratizar o acesso aos serviços e melhorar a eficiência da gestão das finanças. E as receitas advindas dessas ações têm sido destinadas prioritariamente para a Saúde.

“Foi feita a revisão do Orçamento como um todo, enfatizando a priorização das ações de Saúde. Isso ficou evidente de forma inédita na elaboração do orçamento de 2023 que destinou mais recursos para a Saúde do que para a Educação. Constitucionalmente, os municípios devem destinar 25% do seu orçamento para a Educação e 15% para a Saúde. Praia Grande já passava faz tempo dos 20% para a Saúde, mas nunca havia ultrapassado a Educação. E nessa revisão do Orçamento realizamos um remanejamento, colocando as ações de Saúde como prioridade”, declara o secretário de Finanças, Cristiano Mola.

Rede credenciada – Um dos pontos de destaque de Praia Grande na área da Saúde é a parceria com a iniciativa privada para ampliar cada vez mais o atendimento. A Prefeitura possui uma ampla rede de mais de 50 prestadores de serviços credenciados junto à Saúde Pública praia-grandense. Essas empresas privadas fornecem serviços diversos como consultas especializadas, exames e procedimentos.

No âmbito das cirurgias eletivas, a Cidade conta com o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) e o Pronto-Socorro Central, que realiza procedimentos ambulatoriais. A Prefeitura também possui parcerias com a Santa Casa de Santos, o Instituto Mendonça Costa e o Hospital Igesp Litoral. Inaugurado em abril, o moderno equipamento hospitalar praia-grandense do Grupo Transmontano tem absorvido demandas importantes do Município, colaborando para reduzir o tempo de espera de inúmeros procedimentos.

Vale lembrar que os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pela rede credenciada passam primeiro pelos médicos especialistas da rede municipal. Quando há disponibilidade de agenda, o setor de Regulação da Secretaria de Saúde Púbica (Sesap) de Praia Grande convoca os pacientes para a avaliação cirúrgica com a instituição privada. Após os exames pré-operatórios e avaliação do cirurgião, os pacientes são contatados e informados da data, horário e detalhes sobre o preparo para o procedimento.

Hospital – O Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) é um dos principais equipamentos de saúde da Baixada Santista. Com mais de 250 leitos, a unidade atende pacientes de toda a Região e conta com aparelhos modernos, de última geração, além de corpo clínico altamente capacitado.

O HMID é unidade-referência do Estado na Baixada Santista nas especialidades traumatologia e neurocirurgia. No entanto, realiza cirurgias em diversas outras áreas, em especial cirurgia vascular, atendendo inclusive, casos complexos. Outra área de destaque é a maternidade que é a mais completa da região, com equipe de neonatologistas, UTI neonatal totalmente equipada, estrutura que poucos hospitais de região possuem.

No Centro Cirúrgico do Irmã Dulce trabalham 15 equipes de diferentes especialidades: anestesiologia, traumatologia, vascular, cabeça e pescoço, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, otorrinolaringologia, neurologia, proctologia, urologia, pediatria, cirurgia torácica, bucomaxilo e cirurgia plástica. O local também recebe equipes vindas de hospitais de referência para captação de órgãos de doadores falecidos.

PS Central – O Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, também tem contribuído para a ampliação dos procedimentos cirúrgicos em Praia Grande. A moderna unidade possui duas salas de cirurgia para procedimentos ambulatoriais, que ampliaram a capacidade de o Município realizar essas cirurgias. Isso porque, as salas permitem procedimentos que podem ser feitos sem a necessidade de longas internações. Os pacientes são encaminhados pelos especialistas da rede municipal e, após o agendamento, dão entrada no equipamento, passam pelo procedimento e são liberados no mesmo dia.

O novo Pronto-Socorro Central atende ainda urgências e emergências todos os dias da semana, 24 horas. O local conta com sete médicos que fazem o atendimento clínico geral, além de pediatra, ortopedista e consultório odontológico com cirurgião-dentista para os atendimentos de urgência. No equipamento é possível fazer exames de tomografia, raios-x e laboratoriais, proporcionando mais informações para aprimorar a avaliação diagnóstica dos profissionais de saúde.

A unidade substitui o antigo PS que ficava localizado em área anexa ao Hospital Irmã Dulce (HMID). Desta forma, o novo equipamento amplia o atendimento oferecido pela rede de Urgência e Emergência, enquanto o Hospital poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe uma proposta para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.

Ano da Saúde – Completando 56 anos em pleno desenvolvimento, Praia Grande celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais qualidade de vida para toda a população. Com o tema Mais Saúde, Mais Vida, a Cidade intensificará o desenvolvimento de diversas ações de promoção à saúde ao longo de todos os meses deste ano.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias