Por Rodrigo Herrero
Ficou mais fácil para o morador de Praia Grande saber pela internet a sua posição na fila de consultas, exames e procedimentos da rede municipal de saúde. Agora a pesquisa no site da Prefeitura pode ser feita utilizando o número do CPF da pessoa. O objetivo é facilitar cada vez mais o acesso dos munícipes às informações, proporcionando mais transparência dos serviços prestados.
Para que o usuário saiba a sua situação no atendimento em saúde, basta acessar o site da Prefeitura de Praia Grande e ir na seção Carta de Serviços (www.praiagrande.sp.gov.br/cartaservicos). Em seguida, no campo pesquisa, coloque ‘lista de espera’ e clique na lupa; clique no resultado; depois, siga as instruções de 1 a 4 que consta na página; abrirá uma nova tela; nesta etapa, você poderá incluir seu CPF ou cartão do SUS para fazer a consulta. Pronto, o usuário já consegue visualizar todos os procedimentos em aguardo.
Também é possível fazer a consulta por telefone por meio do Acolhe PG. O morador deverá ligar para o número 162 e digitar a opção 3. Em seguida será necessário informar o nome completo ao atendente, que irá passar a posição da pessoa na fila de espera. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos finais de semana e feriados das 8 às 17 horas.
Agendamento pelo Whatsapp – Outro serviço já implantado pela Sesap foi o aviso aos pacientes do agendamento de seus exames, consultas e procedimentos pelo Whatsapp, através do Acolhe PG. Os pacientes de 17 Unidades de Saúde da Família (Usafas) já estão recebendo esse serviço e o objetivo é operacionalizar em todas as 30 Usafas.
Com o sistema, o paciente tem a opção de confirmar o agendamento pelo próprio aplicativo, ou remarcar, caso ele não possa comparecer naquela determinada data. Essa ação diminuiu a ausência nas consultas e exames e aumentou a possibilidade de outra pessoa ser agendada naquele horário que seria perdido.
Consultório Informatizado – A utilização da tecnologia na Saúde já vem ocorrendo há alguns anos em Praia Grande. A Sesap desenvolveu a implantação do Consultório Informatizado em todos os equipamentos de saúde do Município, integrando, inclusive, a rede credenciada com o Olostech, o sistema municipal de informação. Isso permite agendar, pelo próprio sistema, consultas, exames e procedimentos do paciente, agilizando o atendimento.
O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 07/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Primária. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento, indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc.
Acolhe PG – O Acolhe PG é uma central telefônica que foi criada no início de 2020, quando começou a pandemia de Covid-19, para atender e monitorar remotamente todos os pacientes com covid-19, além de prestar informações à população.
Hoje, a Central Acolhe-PG realiza diversos serviços na área da saúde, como, por exemplo, acompanhamento de gestantes de risco, atendimento de pacientes que necessitam de transporte para tratamento de saúde, disque-amamentação, agendamentos e informação sobre consultas e exames, entre outros. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281, opção 2.
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