Por Rodrigo Herrero
O mês do Agosto Dourado é o período que simboliza o incentivo ao aleitamento materno, uma ótima oportunidade para conscientizar a população sobre os benefícios do leite humano para prevenir doenças e evitar complicações no desenvolvimento da criança, garantindo um adulto saudável. A cor dourada foi incorporada à campanha devido ao padrão ouro de qualidade do leite materno para a saúde das crianças.
A campanha deste ano do Agosto Dourado traz como tema “Facilitando o Aleitamento Materno: Fazendo a diferença para os pais que trabalham”. Seu objetivo é lançar um olhar para a mulher que trabalha e amamenta, bem como a seus parceiros que fazem parte de sua rede de apoio.
“Esta campanha destaca a importância do suporte das instituições trabalhistas que devem apoiar sua funcionária e oferecer segurança para ela neste momento. Um exemplo do apoio e incentivo de empresas pró-amamentação é garantir ambientes exclusivos para a ordenha do leite materno no local de trabalho após seu retorno da licença maternidade”, explica a enfermeira Camilla Rodrigues Godinho, coordenadora de Saúde da Mulher de Praia Grande.
Eventos – E com o objetivo de divulgar o tema e conscientizar a sociedade praia-grandense e os servidores do Município, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande programou alguns eventos em comemoração ao Agosto Dourado. No próximo dia 18, a partir das 8h30, haverá a 1ª Caminhada do Agosto Dourado do Município, promovida pela Prefeitura em parceria com o Hospital Igesp. O ponto de encontro será na Praça Portugal, Bairro Guilhermina. Para participar da caminhada será necessário fazer a inscrição em link que será divulgado nos próximos dias. A inscrição dará direito a uma camiseta alusiva à campanha.
Já no dia 28 de agosto será realizada uma capacitação sobre a importância da amamentação para os servidores que atuam na rede municipal de saúde. A ação também ocorre em parceria com o Hospital Igesp e será sediada no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
Outras ações – As ações de incentivo à amamentação ocorrem ao longo do ano nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e são intensificadas no mês de agosto. É feito um amplo trabalho de conscientização durante as consultas de pré-natal com as gestantes e também com as mamães no atendimento de puericultura (ciência médica que se dedica ao acompanhamento integral do desenvolvimento infantil), além de trabalhos de grupo e palestras em sala de espera.
A Maternidade do Hospital Irmã Dulce também incentiva o aleitamento materno desde os primeiros momentos do bebê, com equipe capacitada para dar as orientações para a mãe. Em decorrência do Agosto Dourado, a equipe da Maternidade organizou um cantinho da amamentação para as novas mamães. No local estão ocorrendo rodas de conversa com orientação às pacientes sobre o aleitamento materno.
O trabalho desenvolvido por Praia Grande em saúde preventiva, visando aprimorar o atendimento às gestantes, puérperas, levou o Município a alcançar no primeiro semestre de 2023 o menor índice de mortalidade infantil de sua história, com apenas 8,3 mortes a cada mil nascidos vivos.
Posto de Coleta – Outra ação importante para o combate à mortalidade infantil é o Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande, que recolhe o leite materno na casa das mamães doadoras e direciona para a alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce.
Para doar basta entrar em contato com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. A equipe vai orientar a doadora e fazer um pré-cadastro. Em seguida, é agendada uma visita na casa da mãe, onde as técnicas do Posto levam um kit para a coleta do leite e são fornecidas todas as orientações para a realização da ordenha. E uma vez por semana, a equipe da Sesap passa na casa da mãe para retirar o leite coletado e entregar um novo kit higienizado.
O Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande também tem uma sede física para as mamães que desejarem doar o leite no local ou mesmo tirar dúvidas presencialmente com a equipe, composta por médico pediatra, enfermeiro e nutricionista. O posto fica no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8.813, Bairro Mirim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
Disque Amamentação – Outro serviço importante de Praia Grande quanto ao incentivo ao aleitamento materno é o Disque Amamentação, desenvolvido pelo Acolhe PG. Aberto a todas as gestantes e mamães, trata-se de um canal direto com profissionais capacitados em tirar dúvidas a respeito do tema. O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil. Desde o início do serviço já foram feitos mais de 9 mil contatos para esclarecer dúvidas relacionadas ao assunto.
O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. Nesse período, pediatras, nutricionistas e demais profissionais capacitados em aleitamento materno estão à disposição para orientar as munícipes e trabalhadores da rede que necessitem apoio técnico. E nos casos em que a dúvida indique um acompanhamento presencial, a paciente é encaminhada pelo próprio serviço para a sua Usafa ou para o Posto de Coleta de Leite Humano.
Abordagem Precoce – A Central Acolhe PG também tem feito uma abordagem junto às mamães logo após a alta hospitalar. Além do encaminhamento para a Usafa, a equipe faz um contato para tirar dúvidas sobre a amamentação e também oferecer o serviço de coleta de leite humano. Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os três meses do parto, visando evitar o desmame precoce.
Datas – O mês do Agosto Dourado reforça a importância de amamentar os bebês. A cor dourada foi incorporada à campanha devido ao padrão ouro de qualidade do leite humano para a saúde das crianças. No 1º de agosto é celebrado do Dia Mundial da Amamentação, comemorado dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto. Em Praia Grande a data também é celebrada, através da lei nº 998/1997.
A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
|