Por Rodrigo Herrero
Um dos principais investimentos realizados pela Prefeitura de Praia Grande na área da Saúde está no aumento exponencial da oferta de cirurgias de catarata, uma ação que tem levado maior qualidade de vida a muitas pessoas que necessitam desse procedimento. Nos primeiros seis meses de 2023 foram registradas 1.145 cirurgias de catarata, feitas com recursos próprios, a partir do credenciamento com instituições privadas. Atualmente, as filas estão equilibradas e o atendimento tem sido mais rápido, sem a necessidade de aguardar a disponibilidade de vaga pelo Estado.
“Estamos trabalhando bastante para seguir aprimorando os serviços prestados na área da Saúde. Praia Grande investe pesado em equipamentos, em profissionais e parcerias para suprir as demandas que, muitas vezes, são de responsabilidade do Estado. Para nós é gratificante poder desenvolver trabalhos que resultam na melhora da qualidade de vida das pessoas”, declarou a prefeita praia-grandense, Raquel Chini.
A realização dos procedimentos de catarata foi acelerada em 2023 para atender os pacientes que aguardavam na fila de espera. Apenas em janeiro, a Prefeitura de Praia Grande realizou, com recursos próprios, uma Ação Integrada de Cirurgia de Catarata, que beneficiou 305 moradores. Com investimento de recursos próprios na ordem de R$ 500 mil, o Município também contemplou pessoas que aguardavam junto ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), unidade gerenciada pelo Governo do Estado de São Paulo. As cirurgias ocorreram em unidades privadas credenciadas junto a Secretaria de Saúde Púbica (Sesap) praia-grandense.
“O incremento na quantidade de cirurgias eletivas, incluindo os procedimentos de catarata, ofertadas para a população tem ocorrido devido ao aumento dos investimentos feitos pela Administração Municipal nessa área. Estamos cumprindo mais uma das metas do Plano de Governo da prefeita Raquel Chini e, com recursos próprios, oferecendo mais acesso à população praia-grandense aos serviços de alta complexidade”, disse o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
Rede estruturada – Um dos pontos de destaque de Praia Grande na área da Saúde que permite ampliar a oferta de serviços e a consequente redução do tempo de espera para o atendimento desta especialidade é a parceria com a iniciativa privada. A Sesap conta hoje com nove prestadoras oftalmológicas credenciadas, que fornecem serviços diversos como consultas especializadas, exames e procedimentos. E os números são expressivos. Somente neste primeiro semestre foram mais de 28 mil consultas oftalmológicas e 9,5 mil exames diversos, com atendimento ágil e de qualidade.
A Prefeitura possui ainda um moderno Centro Oftalmológico, situado no mesmo prédio do Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais e Sociais (Cemas), no Bairro Aviação, que realiza consultas, exames e procedimentos diversos. Tudo isso possibilita um melhor e mais ágil atendimento junto à população.
Atendimento – O morador de Praia Grande que acredita ter algum problema relacionado à visão deve procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) em que está cadastrado. O médico da Usafa realizará uma avaliação prévia e, se necessário, encaminhará o paciente para um especialista.
“A porta de entrada da nossa rede municipal de Saúde é a Usafa. Todos os atendimentos começam ali. Temos uma ótima estrutura com 30 unidades. Mesmo assim, a Prefeitura de Praia Grande já está trabalhando para ampliar a rede em mais quatro Usafas”, comentou Nogueira.
Cirurgias eletivas – Praia Grande tem investido cada vez mais em Saúde para ampliar o acesso dos munícipes aos serviços de alta complexidade. E esse esforço, feito com recursos próprios, tem alcançado números impressionantes. Nos primeiros seis meses de 2023 foram registradas 7.698 cirurgias eletivas (previamente agendadas, que não são urgentes), um acréscimo de 144% em comparação com o mesmo período do ano passado (3.151).
Entre os procedimentos eletivos destacam-se, além das cirurgias de catarata, as cirurgias gerais, como hérnias, de vesícula, laqueaduras e vasectomias, pediátricas, ginecológicas, plásticas, vasculares, entre outras. Esses procedimentos totalizaram 3.885 neste primeiro semestre. As cirurgias ambulatoriais também foram ampliadas no período e mais que dobraram em relação a 2022, alcançando 2.668 procedimentos em 2023. Entre os procedimentos estão: remoção de verruga, retirada de cisto sebáceo, cirurgia de xantelasma, retirada de lesões de pele e lipomas, entre outros.
Ano da Saúde – Completando 56 anos em pleno desenvolvimento, Praia Grande celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais qualidade de vida para toda a população. Com o tema Mais Saúde, Mais Vida, a Cidade intensificará o desenvolvimento de diversas ações de promoção à saúde ao longo de todos os meses deste ano.
|