Sagica: 32 anos de dedicação à vida pública

Arquiteto projetou Câmara Municipal e Praça de Portugal

30/12/2008

Jornalista: Daniel Elias

Jorge Cardoso Sagica ingressou ao quadro de funcionários da Prefeitura de Praia Grande em 1977. Como servidor público, o arquiteto foi responsável pela realização de obras importantes como a construção da Câmara Municipal da Cidade, além da Praça de Portugal, do Bairro Guilhermina. Mais conhecido por moradores e turistas pela Feira de Artesanato, o local é um dos principais pontos turístico e lazer na temporada. Depois de 32 anos de dedicação e amor ao trabalho, no próximo dia 1º de janeiro de 2009, ele se despede da administração atual com o “sentimento de dever cumprido”.

Aos 60 anos, Sagica, como é mais conhecido pelos colegas, atualmente era responsável pela Divisão de Parcelamento do Solo, da Secretaria de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente. “Sempre procuramos atender os munícipes da melhor forma possível. E hoje fica a alegria de ter feito bem o meu papel e a tristeza de não poder dividir o dia-a-dia com meus colegas de trabalho”, comentou.

Logo no ano que ingressou à vida pública, o arquiteto foi responsável pela construção do prédio do Poder Legislativo no Município. “Em 1977, 10 anos após a emancipação político-administrativa da Cidade, Praia Grande não tinha Câmara Municipal. Então eu e o arquiteto Nelson Bernardo, que já está aposentado há alguns anos, com o esboço da planta, demos continuidade e levantamos o prédio. E hoje ainda consta na Câmara uma placa de bronze, os nossos nomes como os responsáveis pela construção do local”, lembrou.

Além da Câmara Municipal, Sagica participou de outras obras importantes, que se tornaram marco turístico e histórico da Cidade. Como a antiga sede do Corpo de Bombeiros, a Praça dos Emancipadores, as paredes que circundam a torre da TV Tribuna, além da Praça de Portugal. “Quando o prefeito Alberto Mourão assumiu, na primeira gestão, já tinha o projeto da Praça de Portugal e então colocamos em prática, local hoje onde funciona a feira de artesanato do Bairro Guilhermina, sendo a primeira de quatro construídas posteriormente”, completou.

“Quando entrei no serviço público, o prefeito em exercício era Dorivaldo Loria Junior, o Dozinho, na segunda gestão. Em seguida veio o doutor Wilson Guedes, e depois novamente o Dozinho. Em 1993, foi a primeira administração do prefeito Alberto Mourão, subsequentemente assumiu o doutor Ricardo Yamauti e, por fim, o retorno do Mourão, seguido pela reeleição dele, em 2004”, enumerou Sagica, que fez questão de agradecer a todos os prefeitos, por confiar em seu trabalho todos esses anos.

Ao ser questionado sobre o que fará a partir de 2009, o arquiteto disse que agora se dedicará a uma outra antiga paixão. “Claro que não deixarei de lado a profissão de arquiteto, mas eu gosto de pintar e tenho alguns quadros feitos com tinta a óleo. Agora, com mais tempo, espero me dedicar um pouco mais a arte”. Segundo Sagica, junto com a artista Graziella Diaz Sterque, ele fez algumas exposições feitas em bancos e outros locais.

Para curtir melhor a aposentadoria, José Carlos Sagica e a família se mudarão para Brusque, no estado de Santa Catarina, a fim também de ficarem mais próximos dos parentes.

Comente esta notícia:
comentepgnoticias@gmail.com