Alunos da Fatec discutem propostas para o Plano Diretor

Oficinas de Desenvolvimento Econômico aconteceram no auditório da faculdade

Por Luciano Agemiro | 25/9/2014

Os alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Praia Grande participaram de oficinas especiais de discussão do Plano Diretor(2016-2025). Os encontros serviram para que os estudantes pudessem entender e opinar sobre o crescimento econômico, mercado de trabalho e empreendedorismo na Cidade e aconteceram no auditório da Fatec, no Bairro Boqueirão. O último deles, na quarta-feira (24), contou com a presença do Prefeito Alberto Mourão.

Ao todo, mais de 300 alunos participaram das oficinas. O Plano Diretor serve para organizar o crescimento e funcionamento de um município. O principal objetivo do encontro foi incentivar a participação dos jovens na discussão do conjunto de diretrizes que vão impactar diretamente a vida dos munícipes nos próximos anos.

Antes de abordarem o desenvolvimento econômico da Cidade, os alunos receberam explicações sobre o que é o Plano Diretor e como está sendo realizado o processo de revisão em Praia Grande. “É o Plano Diretor que possibilita o desenvolvimento equilibrado da Cidade, de maneira a solucionar os problemas do Município, buscando um planejamento integrado entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental, traçando diretrizes a serem seguidas em diversos setores”, explicou a chefe de Divisão de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento (Seplan), Josie de Lima Hollanda.

O responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho de Praia Grande (Sedettra), Nilson Carlos Duarte da Silva, foi quem apresentou o tema aos alunos para que pudessem refletir sobre o que gostariam que fosse implantado na Cidade, nos próximos anos. “Aqui é o ambiente ideal para se abordar as questões de tecnologia e desenvolvimento, porque os jovens estão sempre pensando no futuro e precisamos deles para planejar esse futuro que almejam”.

Uma das participantes da oficina foi a estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Isabella Cassélia Vicente, de 19 anos, que gostou de ter a oportunidade de conhecer de perto a discussão do Plano. “Achei bem interessante pois abre os olhos dos alunos para outras coisas que acontecem no Município. Ficamos muito focados só na faculdade e acabamos esquecendo do que mais acontece na Cidade”.

Aos alunos, Mourão esclareceu dúvidas sobre as ações que estão sendo implantadas em Praia Grande, em vários âmbitos, especialmente na área de educação profissionalizante. “A Prefeitura está construindo dois prédios para instalação de escolas técnicas na Cidade. O mercado precisa de profissionais capacitados e a escola técnica é uma excelente oportunidade para que tenham contato com a educação profissionalizante”.

Ao final das oficinas, os participantes elaboraram propostas que farão parte do processo de revisão do Plano Diretor, junto com as que a população já sugeriu nos encontros ocorridos.
Bairros - Duas oficinas de discussão ainda serão realizadas. No dia 13 de outubro, no Bairro Samambaia e no dia 3 de novembro, no Melvi. Para obter mais informações, basta acessar o site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br), onde há um link para a página do Plano Diretor. Por meio do site é possível também consultar as sugestões já enviadas ou registrar uma nova.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.