Alunos aprendem como se prevenir de desastres naturais

Projeto visa atender cerca de 18 mil alunos da rede municipal de ensino

Por Sílvia Carvalho | 6/5/2015

Atentos aos novos conhecimentos, cerca de 800 alunos do 1º ao 5 º ano da Escola Municipal Mahatma Gandhi, no Melvi, participaram de uma aula diferente nesta terça-feira (05) sobre noções básicas de prevenção a desastres naturais e cuidados com o meio ambiente. A aula ocorreu durante o lançamento do projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE).

O projeto visa contribuir para a formação de uma consciência sobre o planeta e atenderá este ano aproximadamente 18 mil alunos do 1° ao 5°ano das escolas da rede municipal ensino. A ideia é desenvolver nos alunos a capacidade de análise, reflexão, trabalho colaborativo e um pensamento crítico sobre as situações de emergência, promovendo uma cultura de prevenção aos desastres naturais e, consequentemente, otimizar os recursos existentes.

A supervisora de Unidade Escolar da Secretaria de Educação (Seduc), Marília Melo, acredita que o projeto traz aos alunos uma cultura de conscientização sobre os cuidados com o planeta . “O projeto é muito importante para os alunos pois eles poderão utilizar esse conhecimento no dia a dia, cuidando do planeta, prevenindo-se quando ocorrerem tempestades.”

Os alunos assistiram o filme da Turma da Mônica “Um plano para salvar o planeta”, que aborda temas como reduzir, reutilizar e reciclar, também conhecido como os 3Rs do meio ambiente.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes Souza, o objetivo do projeto é ensinar as crianças como se prevenir. “Aprendem noções básicas de Defesa Civil: como proteger o meio ambiente, como se prevenir em caso de tempestade e o que fazer nesse momento. As crianças acabam levando essa informação para a família, vizinhança e amigos, difundindo o conhecimento”.

A segunda parte do projeto consiste em capacitar os professores, por meio de aulas online. Os docentes terão um material de estudo e poderão esclarecer suas dúvidas, por meio de chat que será realizado entre o coordenador da Defesa Civil de Praia Grande e os professores da rede municipal de Ensino.

O curso que foi elaborado pela Defesa Civil em parceira com a Seduc como uma forma de capacitar os professores, para que eles ajudem os alunos do 5º ano a se prepararem para as Olimpíadas do Conhecimento em Defesa Civil, que acontece em outubro em Cubatão.
A diretora da unidade escolar, Márcia Ramos, aprovou a ideia. ”Todo o programa de prevenção é bem-vindo, uma vez que os alunos absorvem muito facilmente os conhecimentos que são passados”.

Os alunos receberam kits com livros ilustrativos e caderno de pintura, para que se preparem para as Olimpíadas do conhecimento. A palestrante e técnica da Defesa Civil de Praia Grande, Patrícia Fernochio, ficou muito contente com a receptividade e a participação das crianças. “Acredito que conseguimos deixar uma mensagem positiva e com certeza os pequeninos serão multiplicadores dessas informações. Estamos conseguindo deixar essa marquinha sobre prevenção e isso torna o nosso trabalho recompensador”.

Confira as próximas escolas que participarão do projeto em maio:
07/05- E.M. Paulo Shigueo Yamauti- Anhanguera
12/05- E.M. Dr. Wilson Guedes- Samambaia