Praia Grande passa a integrar a Operação Verão 2015/2016

Ações previstas foram apresentadas nesta quarta-feira (25)

Por Sílvia Carvalho | 26/11/2015

Durante a reunião realizada na tarde de quarta-feira (25), os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), anunciaram que a Cidade passa a integrar o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e, consequentemente, a Operação Verão no período de 1° dezembro até 31 de março de 2016. O encontro ocorreu na Escola de Educação Ambiental, localizada na Rua Paulo Sérgio Garcia, na Área de Lazer Ézio Dal’Acqua, o Portinho, e foi conduzido pelo coordenador de Defesa Civil em Praia Grande, Luciano Gomes Souza. Na reunião foi apresentado o Plano de Contingência de Defesa Civil (Plancon) de Praia Grande e aprovado pelos membros do Condema.

A Operação Verão é um programa da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEDEC) e engloba os PPDCs, cujas ações são integradas entre diferentes órgãos dos governos estadual e municipal, além da própria comunidade, com o propósito de preservar vidas e reduzir danos ao meio ambiente no período em que a incidência de fortes chuvas é mais comum. Para isso, um Termo de Adesão à Operação Verão foi assinada pelo prefeito Alberto Mourão no dia 19 de novembro.

O coordenador apresentou aos membros as ações que estão planejadas para a operação. “Praia Grande tem apenas duas áreas consideradas de risco, que estão endo monitoradas diariamente. Porém, os índices indicando a possibilidade de que aconteça algum escorregamento de terra são muito baixos”.

Essas áreas são o Morro do Japui- Xixová, no Bairro Xixová, e o Morro do Jardim Alice, no Bairro Solemar, mas de acordo com Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e com o CPRM - Serviço Geológico do Brasil, os índices de ocorrer um escorregamento nessas áreas é baixíssimo, pois as cotas são baixas e vegetação é densa.

Ele observou ainda que o trabalho da Defesa Civil é orientar a população, uma vez que a pasta é uma força auxiliar dos outros órgãos do Município e Estado.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.