Moradores do Samambaia ganham unidade do Programa Conviver

Espaço tem capacidade para atender a mais de 500 pessoas

Por Luciano Agemiro | 21/6/2016

Foto Indisponivel

Quem tem mais de 50 anos e mora na região do Bairro Samambaia já pode aproveitar os serviços da sétima unidade do Programa Conviver. Inaugurada nesta terça-feira (21), a unidade foi criada especialmente para oferecer mais qualidade de vida aos munícipes da Melhor Idade. As inscrições já estão abertas e entre as atividades, aulas esportivas como ginástica e alongamento e espaço para diversão, como jogos de mesa. A inauguração desta unidade do Programa Conviver faz parte das ações previstas no plano de metas Avança PG.

O Conviver Samambaia conta com amplo espaço interno, dividido em salas para a prática de atividades físicas, espaço para jogos de mesa e também salas para as atividades culturais, como as aulas de artesanato que serão disponibilizadas futuramente. A unidade conta ainda com espaço externo, onde os frequentadores também poderão realizar atividades físicas.

A dona de casa, Maria Conceição de Almeida Cunha Barbosa de Oliveira, de 54 anos, é uma das primeiras candidatas a frequentadora do Conviver Samambaia. Moradora do bairro, já sabe até quais atividades quer fazer. “Trouxe minha documentação para fazer a inscrição hoje. Vou ver as atividades que já estão com inscrições abertas. Mais adiante, quero fazer aulas de dança e de costura”.

A aposentada Maria Natividade da Cruz Castro, de 75 anos, também mora no Samambaia e pretende aproveitar o tempo livre para fazer atividades na nova unidade do Conviver. “Achei tudo muito bonito, muito limpo e iluminado. Temos que aproveitar e conservar este espaço”.

O prefeito de Praia Grande esteve no evento de entrega e também destacou a importância das unidades do Conviver na integração da comunidade. “Esse é um espaço de cidadania para integrar todas as pessoas. Aqui os moradores podem fazer amizades, discutir problemas em comum. Esta é terceira unidade que inauguramos nos bairros mais populosos e vai atender aos anseios dos frequentadores. Estamos respeitando as individualidades do ser humano. Não há um modelo fechado para o Programa Conviver, cada unidade tem sua peculiaridade”.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, destacou a participação da Melhor Idade nos programas sociais. “Costumo dizer que de nada adiantaria construir uma nova unidade se não houvesse a participação do público. O Conviver Samambaia era uma reivindicação antiga dos moradores e agora será possível oferecer mais qualidade de vida aos idosos de toda a região”.

Outras autoridades também participaram do evento de inauguração, entre eles, o deputado estadual, Cássio Navarro; a vice-prefeita, Maura Lígia Costa Russo; a secretária de Promoção Social de Praia Grande, Gisele Domingues; vereadores e representantes de associações de bairros.

Para participar das atividades do Conviver Samambaia, os interessados precisam levar RG e comprovante de residência. Para a prática de atividades físicas também é necessário atestado médico. Futuramente, o espaço abrigará também uma unidade da Creche do Idoso.

O novo Conviver fica na Avenida Pau Brasil, esquina com a Rua Itiberê da Cunha, no Bairro Samambaia.

Serviço - O Programa Conviver é uma iniciativa da Secretaria de Promoção Social (Sepros), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município, e destinado a pessoas maiores de 50 anos. O projeto teve início em 1993, com o objetivo de oferecer atividades esportivas e de lazer para a Melhor Idade. Com esta nova unidade, serão seis bairros diferentes. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 3496-5049.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.

Programa - O Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município. A nova unidade do Programa Conviver faz parte do eixo “Cidade Solidária”, que incentiva políticas públicas voltadas a ações sociais do município.