Calçadão da orla do Ocian é revitalizado

Entrega oficial da obra aconteceu na terça-feira (22). Foram beneficiados 1,5 km da orla

Por João Carlos Miranda | 22/6/2016

Foi entregue oficialmente na terça-feira (21), as obras de revitalização do calçadão da orla, trecho Ocian (da Rua Osasco até a Av. dos Sindicados), totalizando 1.5km. Para marcar a data o prefeito participou de evento no local, realizado na altura da Avenida D. Pedro II.

Os trabalhos no calçadão consistem na execução de calçada em pedra portuguesa nos lugares de floreiras. No que se refere à iluminação, foram recuperados os equipamentos existentes e instalados novos postes. As luminárias agora são todas duplas e utilizam lâmpadas de vapor metálico, com 400 watts, que tem grande fluxo luminoso e alta eficiência, pois emite luz clara e branca, realçando o colorido natural do local. Produz muita luz e pouco calor e sua vida útil é alta.

E para garantir uma iluminação uniforme e eficiente foi necessária a relocação das palmeiras, o que permitiu ainda a ampliação da visibilidade das câmeras da Central de Videomonitoramento. O calçadão também recebeu equipamentos urbanísticos, como novos bancos e lixeiras.

A ciclovia ganhou nova camada asfáltica e pintura especial na cor vermelha (a tinta é anti derrapante) para delimitá-la, aumentando sua visibilidade e localização. Também foi instalada sinalização seguindo as mais atuais normas técnicas para ciclovias, aumentado a segurança de ciclistas e também dos pedestres que necessitem cruzá-la.

O comerciante Adelino Pereira Machado, há 59 anos estabelecido no bairro, disse ter visto acontecer nos últimos anos a realização de seus desejos para a Cidade. “Participei do movimento de emancipação, fui presidente da Associação Comercial, enfim, tenho sempre buscado ajudar a cidade que escolhi para viver, a minha Cidade. E posso afirmar que estou vendo realizar meu desejo, que era que se igualasse a outras em beleza e desenvolvimento.
Hoje morar em Praia Grande é motivo de orgulho. Está bonita e organizada. Em relação à orla minha luta sempre teve como objetivo vê-la assim como está: a urbanização ressaltou ainda mais a beleza de nossas praias. A orla marítima está linda, limpa e iluminada, atraindo moradores e turistas pelo conforto e beleza. Hoje este calçadão não deixa a desejar para qualquer outro do Brasil”.

O pescador Raimundo Alves, permissionário no Mercado de Peixes do Bairro Ocian, disse que a orla ficou ainda mais bonita com as obras de revitalização: “Está linda, gostosa para passear, seja de dia ou de noite. Está muito bem iluminada. Para se ter uma ideia, já ouvi até comentários de que está claro demais de noite. Atrapalha o cochilo no banco”, disse sorridente, finalizando: “Ficou bom demais. Agora é só curtir”.

Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop) Eloisa Ojea, foram executadas melhorias visando pedestres, ciclistas e população em geral. “Quem transita pelos trechos já revitalizados constatou os benefícios. As pessoas se sentem mais seguras e também mais confortáveis. Com esta entrega resta apenas o trecho Tupy. Encerrados os trabalhos neste bairro, finalizamos as ações previstas neste projeto, que beneficiou os bairros Canto do Forte, Boqueirão, Aviação, Tupy (sendo finalizado), Ocian e Mirim”, disse a titular da Seop.