Prevenção é principal meta da Defesa Civil de PG

Palestras são principal meio de informar a população

Por Sílvia Carvalho | 4/10/2016

De acordo com a Política Nacional de Defesa Civil (PNDC),
as principais atribuições da Defesa Civil são a Prevenção, Preparação, Resposta e Reconstrução. Em Praia Grande, o Departamento tem como principal meta trabalhar com base na prevenção. Para isso, aposta principalmente em palestras que são realizadas junto à população. Somente em 2016, a repartição já realizou 20 palestras sobre o tema.

As reuniões ocorrem nas escolas públicas estaduais, particulares e em instituições como associações de moradores e clubes de servir.

A Defesa Civil apresenta as medidas de prevenção em parceria com a Subsecretaria de Juventude, dentro do Programa Juventude Legal, que tem por objetivo levar diversos serviços e orientações, além de cultura, aos estudantes.

Segundo o diretor do Departamento de Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes Souza, nas palestras a população compreende sobre as atribuições do departamento, além de aprender como se prevenir em casos de raios e tempestades, como manipular produtos perigosos, principalmente os utilizados na limpeza de residências, como utilizar o gás de cozinha e os principais cuidados com o meio ambiente. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.