Defesa Civil de PG inicia campanha educativa

Material será distribuído em equipamentos municipais e outros pontos da Cidade

9/8/2017

A Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande iniciou nesta quarta-feira (9) uma campanha educativa voltada a três importantes temas: ventos, sustentabilidade e cidadania. Panfletos com orientações relacionadas a estes assuntos no âmbito da defesa civil estão sendo distribuídos nos principais equipamentos municipais e outros pontos da Cidade com grande concentração de pessoas.

De acordo com o coordenador do órgão na Cidade, Luciano Gomes Souza, a campanha foi dividida em três tópicos que, de certa forma, se interligam e têm como objetivo principal a prevenção. No panfleto sobre ‘Ventos’, há orientações sobre a importância da manutenção de telhados a fim de evitar que telhas e madeiras voem em casos de ventanias, além de dicas como: fechar janelas e cortinas para evitar que, caso algum vidro se quebre, os estilhaços causem algum acidente, entre outras.

Já no material sobre ‘Acidentes Domésticos’ conta com dicas para evitar quedas e afogamentos de crianças e até acidentes com materiais inflamáveis, botijão de gás, e os cuidados com determinados brinquedos e ferramentas.

Por fim, o cartaz sobre ‘cidadania, sustentabilidade e proteção ambiental’ traz tópicos de como a sociedade pode fazer sua parte com atitudes simples como por exemplo preservando o patrimônio público e descartando corretamente materiais inservíveis.
O objetivo da campanha, segundo o coordenador é reforçar a questão da prevenção.

“Muitas ocorrências para as quais somos acionados ou das quais tomamos conhecimento poderiam ser evitadas se essas orientações fossem de conhecimento da população”. Ele destacou ainda que a elaboração do material teve a colaboração do Corpo de Bombeiros.

Os panfletos e cartazes serão distribuídos nos equipamentos das secretarias de Promoção Social (Sepros), Educação (Seduc) e Saúde (Sesap), além do Litoral Plaza Shopping. Nesta quarta-feira, técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil estiveram na Sepros para entregar o material e foram recebidos pela secretária Gisele Domingues. Ela explicou que os PICs (Programas de Integração e Cidadania) e Cafes (Centro de Apoio à Família do Educando) têm também a função de levar informação às pessoas, além da questão da geração de renda por meio dos cursos. “O número de pessoas que frequentam os programas é significativo e certamente vai ser representativo na hora de multiplicar essas informações da Defesa Civil. São questões simples, mas de extrema importância”.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.