Conheça as diferenças entre bocha e malha

Duas modalidades podem confundir quem não é adepto ao esporte

27/3/2018

Quando se fala em Jogos Regionais dos Idosos (Jori), um esporte sempre vem à cabeça. Aliás, dois: bocha e malha. Apesar de muita gente confundir, estes esportes têm diferenças e compará-los não costuma deixar os participantes muito felizes. Durante as disputas do Jori, os atletas da bocha competiram na cancha do Clube Guilhermina e da malha, na Casa de Portugal.

A Bocha é um esporte que basicamente consiste em lançar bochas (bolas) e fazer com que fiquem o mais perto possível de um bolim (bola pequena), lançada no início do jogo. O adversário deve tentar deixar a bola mais perto ainda do bolim mesmo que para isso remova a bola do oponente.

A pista onde se joga bocha recebe o nome de cancha, que costumam ter 26,50 m de comprimento, 4 m de largura e altura uniforme de 30 cm. A maioria das pessoas que pratica o esporte é composta de idosos, mas o quadro vem mudando nos últimos anos com a adesão de jovens ao esporte.

Originária da Europa, a Bocha é disputada entre duas equipes, podendo ser composta em trio, dupla ou individual onde dois jogadores, um de cada equipe, se enfrentam individualmente.

Malha - É um jogo onde se lançam discos de metal em direção a um pino com a intenção de derrubá-lo ou deixar a malha o mais próximo possível deste pino. Até lembra boliche, mas ao invés de bolas são discos, ao invés de vários pinos, é um pino só, com formato bem diferente dos pinos do boliche.

A pista onde se pratica a malha também é chamada de cancha e os adversários ficam em pontas opostas.

Jori - Esta é a terceira vez que Praia Grande sedia a etapa final dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori). Os mais de 3 mil atletas e dirigentes se dividirão em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez. A delegação praia-grandense é composta por 137pessoas.

Ao todo, 197 municípios participam da competição que segue até a próxima quinta-feira (29). Para saber mais sobre a competição basta acessar a página oficial do Município(www.praiagrande.sp.gov.br).