Cidade Total retira 41 veículos abandonados das ruas do Bairro Sítio do Campo

Esta ação do Programa foi desenvolvida pela Secretaria de Trânsito do Município

15/3/2019

O Cidade Total segue a todo vapor no Sítio do Campo. O Bairro é o primeiro a receber a mega-ação de serviços do programa. Com a atuação das equipes de profissionais da Prefeitura de Praia Grande, um problema que estava se tornando crônico nesta região foi solucionado rapidamente: o abandono de veículos em vias públicas.

Os números demonstram o sucesso da ação nesta primeira semana do Cidade Total. Foram retirados das ruas e avenidas do Sítio do Campo 41 veículos que estavam abandonados e eram sinônimo de transtorno para os munícipes. Deste total, quatro carros foram encaminhados ao pátio municipal. Outros 35 veículos tiveram destinação correta por parte do proprietário após notificação dos agentes da Secretaria de Trânsito (Setran) do Município.

“Essa ação, além de ser uma prestação de serviço para comunidade, impacta de forma positiva na parte de ordem pública. A partir do momento que se retira esse veículo da rua, o ambiente fica mais limpo, a rua melhor e se evita uma série de problemas. Com este tipo de atitude a Cidade demonstra para a população que ali a ordem deve ser mantida”, analisou o secretário de Trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado.

O secretário confirmou ainda que os veículos recolhidos serão submetidos a leilão/sucata caso não sejam reclamados pelos proprietários em até 60 dias. “Esses veículos eram utilizados, em alguns momentos, até para tráfico de entorpecentes e outros delitos, além de também serem criadouros para os mosquitos que transmitem, por exemplo, a dengue. Tirá-los da rua impacta positivamente na vida das pessoas”.

Cidade Total - Cerca de 400 servidores municipais estão atuando no Sítio do Campo, inicialmente, pelos próximos dez dias. O esquema especial conta ainda com máquinas pesadas, como caminhões e retroescavadeiras. Equipamentos como roçadeiras também são utilizados. Fazem parte do programa as seguintes secretarias municipais: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte.

Eliminação do acúmulo de lixo e entulho, manutenção de calçadas, limpeza de canais, melhorias na iluminação pública, nas sinalizações de trânsito, pintura da guia (meio fio) e recolhimento de veículos são apenas alguns dos serviços realizados. Mas outras ações estão em andamento, como fiscalização sobre calçadas para melhoria na acessibilidade e mobilidade urbana, atuação de 50 agentes comunitários de saúde, vistorias para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além dos trabalhos voltados à população de rua.