Primeira semana do Cidade Total no Sítio do Campo tem balanço positivo

Programa leva a todos os bairros de Praia Grande mega-ação de serviços

18/3/2019

Na esquina da Avenida Irmãos Adorno com a Rua Maria Luiza Lavalle, no Sítio do Campo, em Praia Grande, uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realizou a limpeza de um bueiro. Agora, aquele local não atrapalha mais a população do Bairro em dias de chuva. A ação só foi possível graças ao ‘Cidade Total’. A iniciativa da Prefeitura levará a todas as regiões do Município uma mega-ação de serviços. A Administração Municipal realizou um balanço positivo da primeira semana do programa.

O Sítio do Campo foi o primeiro bairro a receber o Cidade Total. Os trabalhos nesta região tiveram início no dia 11 de março. O esquema especial de atuação por parte da Prefeitura conta com cerca de 400 profissionais, além da utilização de máquinas pesadas, como caminhões e retroescavadeiras, além de equipamentos como roçadeiras.

Os dados dos serviços prestados nesses primeiros dias demonstram com exatidão o sucesso do Cidade Total. Fazem parte do programa as seguintes secretarias municipais: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte.

Até o momento, o Cidade Total retirou das ruas e avenidas do Sítio do Campo 41 veículos que estavam abandonados e eram sinônimo de transtorno para os munícipes. Deste total, quatro carros foram encaminhados ao pátio municipal e outros 35 veículos tiveram destinação correta por parte do proprietário após notificação dos agentes da Secretaria de Trânsito (Setran) do Município.

A manutenção e implantação das melhorias na sinalização também ficaram a cargo da Setran. Ocorreram a instalação de 10 novas placas, substituição de outras 27, limpeza das já existentes, pintura de faixas de pedestres, seccionadas, zebradas, legendas de solo e identificação de cruzamentos. Ciclovias também passaram por revitalização.

A Secretaria de Serviços Urbanos, por ser uma pasta voltada aos trabalhos de manutenção da Cidade, efetuou inúmeros serviços no Sítio do Campo. Os profissionais limparam e desentupiram 395 bocas de lobo, trocaram 85 tampas de bueiros, taparam 169 buracos nas vias, além de 13 limpezas específicas nos canais. Outro dado relevante foi do Rapa Treco, com 74 atuações. Ainda foram plantadas pelo bairro 140 mudas de árvores.

Já a Secretaria de Urbanismo (Seurb) não mediu esforços para atender a uma reinvindicação dos munícipes: resolver os problemas de terrenos sujos. A equipe da pasta percorreu o Sítio do Campo e notificou 50 proprietários de terrenos, calçadas e muros que estão em situação irregular para que tomem as devidas providências. Também foram vistoriadas 46 obras que estão em andamento e ocorreu o trabalho específico no comércio, com 165 estabelecimentos orientados.

As secretarias de Saúde Pública (Sesap) e Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande também fizeram parte da mega-ação no Sítio do Campo. Nesta primeira semana, as duas pastas desenvolveram importante ação de conscientização e entregaram aos munícipes 677 folhetos educativos com orientações sobre boas práticas ambientais, serviços disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura, como as unidades dos Ecopontos e as coletas domiciliar e seletiva, e as ações voltadas a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“As secretarias estão integradas e comprometidas em cumprir tudo que foi detectado. É um trabalho educativo, de conscientização e de soluções de muitos problemas. A população precisa colaborar também não descartando entulho e lixos em locais irregulares e zelando pelo patrimônio público”, comentou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.