Canal Vila Sônia passa por manutenção do programa Cidade Total

Melhorias no equipamento devem seguir por aproximadamente duas semanas

11/4/2019

O Canal Vila Sônia, localizado na Rua Arnaldo Augusto Batista, no Bairro Vila Sônia, está passando por manutenção pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). O trabalho faz parte do programa Cidade Total, mega-ação com diversos serviços da Administração Municipal para a solução de pequenas ocorrências e melhorias em geral.

A limpeza no Canal Vila Sônia deve seguir por aproximadamente duas semanas. O mesmo serviço já foi realizado pelas equipes da Sesurb nos últimos dias nos Canais Praião e Povinha, ambos localizados no Bairro Sítio do Campo.

De acordo com a Sesurb, a desobstrução dos canais, com a limpeza de suas laterais e fundos, é muito importante para o bom funcionamento do sistema urbano de drenagem pluvial, que ajuda a evitar o acúmulo de água em vias de Praia Grande. Por isso, a manutenção nestes locais é constante, seguindo cronograma de serviços que atende todos os equipamentos a cada 3 meses, no máximo.

No Canal Vila Sônia, além da limpeza do fundo e laterais, outros funcionários realizam o corte de mato do talude. Essa ação evita que o fluxo de água do local seja impedido de seguir pelo sistema por causa destes detritos.

Ainda que a manutenção dos aproximadamente 30 canais da Cidade seja um serviço constante e intensificada durante ações especiais, como durante o Cidade Total, caso a população queira relatar alguma situação específica, basta entrar em contato através da Ouvidoria Municipal, que atende pelos telefones 162 e 3495-1527 ou ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine a limpeza urbana depende muito também da colaboração dos moradores e turistas. “Ao não jogar detritos nas ruas a população está impedindo que estes materiais sejam carregados pela chuva, entupindo bocas-de-lobo e obstruindo canais, causando assim pontos de acúmulo de água e alagamentos. A Prefeitura faz a parte dela, mas contamos sempre com todos para manter a cidade limpa”.

Cidade Total – O programa, iniciado em março no Bairro Sítio do Campo, leva diversos serviços de cidadania, manutenção e soluções de demandas a todos os bairros da Cidade. Estão envolvidas no programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte. Reuniões técnicas entre os setores foram realizadas para definição dos detalhes e cronograma de trabalho. Além do Sítio do Campo, o Bairro Glória também já foi contemplado e a previsão é que as equipes devam beneficiar o Antártica na sequência.