PG encerra mais um ciclo de coleta de dados meteorológicos

Informações são colhidas diariamente em cinco pontos estratégicos

11/4/2019

Com o fim do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) no último dia 5 de abril, a Defesa Civil de Praia Grande encerrou também mais um ciclo de um projeto inédito no Município: a Compilação de Dados Meteorológicos (CDM). Trata-se de um plano de prevenção e contingência em casos de desastres naturais que eventualmente ocorram na época mais chuvosa do ano.

O CDM consiste na medição diária do índice pluviométrico em pontos estratégicos da Cidade. À época em que criado, em dezembro de 2015, apenas um pluviômetro fazia essa medição. Atualmente, são cinco pontos, demonstrando o avanço do projeto. Embora o PPDC seja o período do ano mais importante para o DCM, a coleta de material é realizada diariamente, durante todo o ano.

De acordo com o agente de Defesa Civil, Rui Bizarro, que foi o idealizador do projeto na Cidade, os aparelhos pluviométricos armazenam, durante o período do PPDC, quantidade de precipitação ocorrida no local onde ele se encontra. A quantidade de água coletada é então aferida em milímetros cúbicos (cada milímetro de chuva corresponde a um litro d’água sobre um metro quadrado). O PPDC vai de 1º de dezembro até o final de março, podendo se estender até o começo de abril.

Para se ter uma ideia, em 2017 esse índice foi de 269,1 mm; em 2018 foi de 288,1 mm e em 2019 de 372,8 mm. Conforme Bizarro, serão necessários, no mínimo, cinco anos de continuidade na montagem destes dados no CDM para que seja possível ter a noção de funcionamento do clima e, consequentemente, do ciclo de chuvas em Praia Grande. “Entretanto, já conseguimos nos basear nesses dados para traçar planos de prevenção e ter um quadro geral dessas condições”.

É importante ressaltar ainda que a equipe se qualificou para interpretar as previsões, registrar e compilar diversos dados, resultando não somente na montagem de históricos de chuvas, mas também na antecipação de ações preventivas que eventualmente sejam necessárias por parte da Defesa Civil do Município.