Praia Grande busca conscientizar população para evitar o descarte incorreto de entulho e lixo

Reunião debateu tema nesta quarta (8)

8/5/2019

A Prefeitura de Praia Grande tem buscado alternativas para enfrentar um grave problema, proveniente de comportamento impróprio de uma parcela da população, o descarte incorreto de entulho e lixo. Por conta dessa atitude, para deixar as ruas e avenidas limpas, a Administração Municipal acaba mobilizando mais recursos pessoais e financeiros. Com o objetivo de coibir está prática ilegal, que é um exemplo de falta de cidadania, o Município está trabalhando para conscientizar os munícipes. Mais um passo desse trabalho ocorreu nesta quarta-feira (8). Reunião realizada dentro da programação de atividades do Cidade Total debateu o tema e contou com a participação do prefeito praia-grandense, Alberto Mourão, secretários e gestores municipais, além de representantes de associações dos bairros Antártica (loteamento São Jorge) e Tupiry (Caieiras).

Durante o encontro, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, procurou demonstrar para os participantes que manter a Cidade limpa é um dever de todos. O administrador municipal cobrou uma postura diferenciada dos líderes de bairros, profissionais da Educação e Saúde. A ideia é que eles possam atuar como multiplicadores de informações.

“Praia Grande está vivendo um momento ímpar, urbanizada, gerando empregos mesmo na crise e com uma perspectiva muito positiva para o futuro com a chegada de grandes empreendimentos na Cidade. Fora isso, o Município chegará a 100% de coleta e rede de tratamento de esgoto até 2023, além de ter sua totalidade de ruas pavimentadas. Agora estamos perseverando nos ajustes e aprimorando os serviços. Mas é fundamental que a população colabore com as ações, exerça a cidadania e desperte para essa consciência coletiva”, disse Mourão.

O prefeito comentou ainda que umas das principais demandas dentro do programa Cidade Total diz respeito ao descarte incorreto de entulho e lixo. A mega-ação já visitou o Sítio do Campo, Glória, Vila Sônia e Antártica (loteamento São Jorge). Apenas nesses quatro primeiros bairros, foram recolhidas 1.330 toneladas desses materiais. Somente na Vila Sônia foram mais de 500 toneladas.

A Prefeitura disponibiliza uma série de serviços. A Cidade conta com as coletas domiciliar, seletiva e solidária. A atuação do Rapa-treco e as 15 unidades dos Ecopontos também se destacam nessas ações reforçando o compromisso da Administração Municipal em manter o Município limpo, a atuação ligada as questões ambientais e de sustentabilidade.

“No dia 17 de maio vamos iniciar de forma oficial a ampliação do serviço de coleta seletiva da Cidade. O número de caminhões destinado a este serviço será dobrado. A coleta seletiva passará a operar nos mesmos dias da domiciliar, passando meia horas antes para recolher os materiais recicláveis. É preciso que a população também apoie este trabalho que beneficiará as duas cooperativas existentes na Cidade gerando renda para cerca de 100 famílias. No futuro, com o aumento da reciclagem, existe a possiblidade de criação de mais uma ou duas cooperativas”, comentou o prefeito.

Ainda na reunião foram transmitidas informações aos participantes sobre o desenvolvimento do Cidade Total. Um material especial com fotos e dados foi apresentado e entregue. Os líderes comunitários ficaram surpresos com a quantidade de entulho e lixo descartado de forma irregular pela população e retirado das vias.

“Todos temos que nos comprometer em mudar esta situação. Cada um deve fazer a sua parte. Vou conversar com meus familiares, vizinhos e todos da comunidade. É hora de agir. A Prefeitura está fazendo sua parte, não podemos falhar”, declarou a líder comunitário do Caieiras, Maria Regina dos Santos Moraes, conhecida como ‘Maria do Caieiras’.

O presidente da ONG Projeto Criança Feliz, do Bairro Antártica, Mário Sérgio Ferreira, deixou a reunião motivado com as informações dos serviços disponibilizados pela Prefeitura e comprometido em mudar este cenário de falta de cidadania de algumas pessoas. “Temos que conversar com cada um. A quantidade de bueiros entupidos por causa da sujeira jogada nas ruas e que vem sendo encontrado no Cidade Total é inadmissível. Praia Grande não merece isso. É nossa função colaborar de alguma forma para mudar isto”.

A secretária de Educação de Praia Grande, Nanci Solano Tavares de Almeida, que participou da reunião, afirmou que o trabalho do setor de Educação Ambiental da Seduc busca desenvolver uma consciência ambiental com os alunos municipais e que serão propostas novas ações deste tipo. “A Educação é transformadora. Esse é o caminho. A criança leva a informação para dentro da casa. A partir daí o tema é debatido e a postura das pessoas será modificada”.

Cidade Total - A mega-ação conta com trabalhos voltados a manutenção, cidadania, conscientização e soluções de demandas apontadas pela própria população. Válido destacar que todas as regiões do Município receberão o programa.

Estão envolvidas no programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte. Para conhecer a demanda de cada bairro, a Subsecretaria de Ações de Cidadania da Prefeitura realizou um raio X de cada área.