Capacitações de servidores públicos de PG são feitas online

Rotina mudou com a pandemia e avaliação tem sido positiva

1/7/2020

Numa administração com cerca de 12 mil servidores é normal que a cada mudança no sistema, uma boa turma precise se atualizar. Antes isso era feito com treinamentos presenciais, no Paço Municipal ou nos departamentos das secretarias, mas a pandemia mudou essa realidade. Os cursos precisaram ser transferidos para plataformas digitais e agora é assim que os servidores de Praia Grande aprendem sobre legislação e funcionamento de sistemas. As mudanças estão em fase inicial, mas os resultados estão positivos.

Com mais de 50 cursos de capacitação e reciclagem programados para este ano, a rotina deste trabalho, realizado pela Secretaria de Administração de Praia Grande (Sead), precisou se adaptar à nova realidade. As aulas foram gravadas e disponibilizadas para os alunos via internet. O sistema permite que os servidores estudem no serviço ou em casa e conta com um chat para esclarecer dúvidas.

“Na semana em que iríamos iniciar a capacitação presencial para aproximadamente 400 colaboradores, sobre a implantação do novo sistema de desarquivamento de processos, tudo precisou parar. Foi necessário fazer de uma forma que todos os servidores tivessem acesso ao treinamento”, explicou a diretora da Divisão de Treinamento e Capacitação da Sead, Camila Mariane.

As aulas presenciais foram transformadas em videoaulas e disponibilizadas para os servidores por meio de plataformas digitais. Após realizar a inscrição pela internet, os interessados recebem um link para acessar a capacitação. Durante a transmissão é possível interagir com a divisão de treinamento e capacitação via chat disponível dentro da própria ferramenta.

Segundo Camila, as pessoas que já testaram têm dado retorno positivo, já que uma das opções é fazer o curso no local de trabalho, o que evita aglomerações, além de poder fazer em casa, no momento em que achar mais cômodo. “A rotina de trabalho não é afetada. Ao invés de ocupar alguém por determinado tempo, o servidor pode fazer o curso quando sua demanda de trabalho tiver mais tranquila”.

O próximo curso que deve ser transformado em videoaulas é a integração de novos servidores, que tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa da prefeitura, além de esclarecer os direitos e deveres dos funcionários. Logo depois, capacitação voltada à liderança, ponto eletrônico e Manual de Redação da Administração. Em 2019, foram mais de 4500 pessoas atendidas em 192 cursos de capacitação, integração e treinamento.