SEMA instala novas barreiras para evitar invasões e descartes irregulares

36 barreiras ’New Jersey’ foram instaladas em dois endereços distintos

23/4/2021

Mesmo durante a pandemia, as ações da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande continuam com força total, promovendo bloqueios de acesso a áreas de preservação, vegetadas ou com potencial de invasão. No primeiro trimestre desde ano, a equipe de fiscalização ambiental da secretaria instalou 36 peças de barreiras de isolamento ‘New Jersey’, nos bairros Tupi e Ribeirópolis, afim de coibir invasões e descartes irregulares de resíduos, principalmente Resíduos da Construção Civil (RCC).

“Nossa equipe trabalha ativamente com o objetivo de evitar ações irregulares e, por isso, estamos sempre fazendo ronda, principalmente fiscalizando áreas de proteção ambiental, atendendo e efetuando intervenções em espaços que sofrem este tipo de comportamento. Trabalhamos com um cronograma de áreas no qual nossos fiscais rodam diariamente”, explicou o responsável pela Fiscalização Ambiental da Sema, Luciano Mola.

Importante destacar que essas áreas podem ser terrenos ou até mesmo ruas dotadas de vegetação que ainda não foram pavimentadas porque ainda é necessário o licenciamento por parte da Prefeitura. Mas em boa parte são áreas públicas ainda não utilizadas pela municipalidade que acabam sendo alvo de descartes clandestinos de entulho (RCC).

O secretário da pasta, Antônio Eduardo Serrano, mais conhecido como Dr. Serrano, explica que a secretaria conta também com outras formas de conscientização com o objetivo de evitar esse tipo de ação. “Além das rondas para vistoriar as áreas de preservação ambiental, a SEMA conta ainda com o patrulhamento diário da Guarda Ambiental, com as câmeras do sistema OCR, que é o rastreamento por videomonitoramento e a secretaria trabalha junto aos munícipes alguns informativos sobre as questões de educação ambiental, como Ecodicas que aborda sustentabilidade e consciência ambiental, ecopontos e coleta seletiva e o informativo específico para o trato com o RCC, que além de abordar algumas legislações, demonstra a maneira correta de destinação de cada tipo de resíduo”.

Para este tipo de intervenção e instalação de barreiras, a SEMA conta com o apoio de outras pastas municipais, que após constatar a área de bloqueio aciona a equipe do grupamento ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM ) e da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) para remover os resíduos e posteriormente fazer a instalação das barreiras.

Essas e outras ações irregulares podem ser denunciadas pelos munícipes através do telefone 153, ou ainda através da Guarda Civil Municipal, ligando para 199.