População de Praia Grande pode enviar sugestões ao plano municipal de água e esgoto

Consulta pública para revisão do plano municipal pode ser acessado no site da Prefeitura

8/7/2021

A população de Praia Grande pode enviar sugestões ao Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. As propostas e sugestões recebidas devem ser utilizadas na elaboração do novo plano municipal, que está sendo revisado em cumprimento às obrigações do marco legal de saneamento básico.

Para enviar a sugestão, o munícipe deve acessar o site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) e procurar o banner “Consulta pública: Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”, ou clicar direto no link (http://www.praiagrande.sp.gov.br/pmae/). Depois de ler a breve explicação, basta clicar em “Participação” e o site abrirá uma guia com o formulário público. A partir daí basta preencher com os dados pessoais e escolher o serviço público relacionado à contribuição (abastecimento de água ou esgotamento sanitário) e enviar.

Desde 2020, Praia Grande registra 100% na cobertura dos serviços de abastecimento de água e 81,20% cobertura dos serviços de esgotamento sanitário e de acordo com o último contrato com a Sabesp, a universalização dos serviços chegará a 95% de cobertura de esgotamento sanitário até 2028.

Segundo a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, as alterações no plano são adequações ao marco regulatório de saneamento básico, que impõe padrões mais rigorosos, priorizando a universalização dos serviços em todo o Brasil. “A participação está no site da Prefeitura há um mês e ficará até novembro. Uma ótima oportunidade de a população colaborar com a confecção do novo plano”.

A secretária ainda destacou que uma comissão de servidores foi criada para revisão e atualização do Plano Municipal, composta por representantes das Secretarias envolvidas com serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário (GP, Seplan, Sehab, Seop, Sesurb, Seurb, Sema, Sesap, Seduc, Sefin).