Obras de modernização das vias do Bairro Tupi seguem avançando

No momento, apenas as ruas Tupi e Xavantes permanecem em obras

8/7/2021

Foto Indisponivel

As obras de modernização das vias no Bairro Tupi seguem a todo vapor para melhorar o sistema viário local. As ruas Bororós e Pajé - transversais que auxiliam no fluxo do trânsito e no acesso ao entorno - já estão finalizadas, com trechos pavimentados com bloquetes intertravados.

No momento, as ruas Tupi e Xavantes seguem em obras, mas com ritmo avançado. Parte da rua Tupi (no trecho de interligação com a marginal e uma quadra próxima à Avenida Kennedy) está em fase final de instalação da nova rede de drenagem, enquanto os demais trechos já se encontram pavimentados com intertravados de concreto. Já a rua Xavantes está passando por acabamentos finais nos trechos onde já foi executada a nova rede de drenagem.

O trecho da Avenida Presidente Kennedy entre as ruas Tupi e Xavantes também está contemplado no projeto de obras, porém, por conta do fluxo intenso, será feito por último. “A Avenida Kennedy é uma via de muito movimento. Precisamos finalizar as demais ruas para fazer os desvios necessários quando chegarmos nesse trecho, sem prejudicar o trânsito e o acesso ao entorno”, explicou Átila Csobi, subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Obras Públicas (Seop).

O projeto de modernização do Bairro Tupi totaliza cerca de 3 km de vias e foi iniciado em 2020 com a construção do novo canal (Negro Velho), localizado na Rua Tamoios. O investimento total é de R$ 11,7 milhões. Os trabalhos compreendem a instalação de nova rede de drenagem, ampliando a capacidade de captação e condução das águas das chuvas, pavimentação com bloquetes intertravados e/ou asfalto, além das calçadas que estão recebendo pedra Goiás.

Outros serviços – Paralelamente, foram realizadas melhorias no sistema de drenagem já existente no bairro, com a limpeza e desassoreamento das redes existentes e suas bocas-de-lobo locais (cujo investimento foi de R$ 700 mil). Somadas as ações: o novo canal e a desobstrução das bocas-de-lobo, a vazão na rede aumentou, reduzindo ainda mais a possibilidade de alagamentos no Bairro.